Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Qualcomm anuncia projeto para introduzir rede 5G mmWave na Europa

Por| 15 de Agosto de 2019 às 22h30

Link copiado!

Qualcomm anuncia projeto para introduzir rede 5G mmWave na Europa
Qualcomm anuncia projeto para introduzir rede 5G mmWave na Europa
Tudo sobre Qualcomm

Na quarta-feira (14), a Qualcomm anunciou um novo projeto cujo objetivo é implantar a primeira rede 5G de ondas milimétricas de toda Europa. Para isso, a empresa se juntou ao Departamento de Tecnologias de Informação de Moscou, a operadoras de telefonia móvel russas e a fornecedores de equipamentos e software. O projeto vai permitir tanto o teste quanto a comercialização de novas aplicações, desde banda larga fixa melhorada e acesso sem fio móvel para usuários privados a soluções comerciais exclusivas. A ideia também é impulsionar novos serviços digitais habilitados para 5G em Moscou, como aplicativos de realidade virtual e aumentada.

Yulia Klebanova, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Qualcomm na Europa, anuncia: “Moscou é uma das cidades mais desenvolvidas da Europa. Estamos trabalhando com fabricantes para levar a tecnologia 5G de ondas milimétricas a uma ampla gama de dispositivos, desde smartphones a pontos de acesso sem fio, o que será essencial para a cidade atingir seu objetivo (prover infraestrutura para conexões de alta velocidade e baixa latência)”.

Por sua vez, Eduard Lysenko, chefe do departamento de TI de Moscou, também disserta a respeito do novo projeto: “Moscou está programada para ser a primeira cidade na Rússia a implantar zonas-piloto 5G completas em todas as operadoras de telecomunicações. Em muitas das megacidades do mundo, a implantação de redes 5G é restringida por necessidades de negócios das operadoras móveis e seu acesso às frequências do espectro necessários. No nosso caso, o acesso ao espectro foi resolvido em nível estadual para acelerar o lançamento de 5G mmWave de alta capacidade", afirma.

Continua após a publicidade

O chefe de TI ainda completa: "Além disso, este piloto 5G é coordenado pelo governo da cidade de Moscou e, em particular, pelo Departamento de Tecnologia da Informação de Moscou. Estamos acompanhando o mercado na construção de uma infraestrutura 5G segura e confiável que permitirá que Moscou crie mais empregos com altos salários e atraia mais investimentos para a cidade”.

As ondas milimétricas são responsáveis pelas maiores vantagens do 5G, como a maior velocidade nas conexões e a maior capacidade para suportar trilhões de dispositivos conectados à internet. Sendo assim, são elas que vão fazer o 5G funcionar em frequências extremamente altas, entre 24 e 60 GHz.