Quais são as operadoras de mais acesso no Brasil? Veja em novo ranking da Anatel

Por Claudio Yuge | 11 de Maio de 2020 às 23h00
Tudo sobre

Anatel

Saiba tudo sobre Anatel

Ver mais

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou nesta segunda-feira (11) a criação de uma novo portal, dedicado a divulgar o ranking das operadoras com mais acessos no Brasil, nos serviços de telefonia fixa e móvel, banda larga fixa e TV por assinatura. O objetivo é promover mais transparência com relação a cada empresa e mostrar o perfil de consumo no país.

Para utilizar, é simples, basta acessar a página por meio do endereço https://www.anatel.gov.br/paineis/acessos/ranking. Como dá para ver na captura de tela abaixo, é possível obter dados localizados, com filtros que podem especificar estados e municípios e até mesmo o porte da prestadora e seu CNPJ. Ah, sim, em relação ao ranking, a Claro segue na frente da Vivo no quesito Banda Larga Fixa, com mais de 9,6 milhões de acessos, enquanto a vice-líder conta com pouco mais de 6,8 milhões.

Captura de tela/Canaltech

É possível observar também a listas em geral, sem necessariamente estarem atreladas às companhias, como a densidade demográfica relacionada à telefonia móvel ou fixa, por região e estado.

Captura de tela/Canaltech

A agência destaca nem todas as empresas repassam seus dados, e essa divulgação também visa incentivar essa prática no setor. “Como nem todas as operadoras são obrigadas a informar dados de acesso à Anatel, espera-se que a visibilidade das informações promovida pela agência incentive um maior número de prestadoras a informar os seus dados de acessos, principalmente em municípios de pequeno e médio porte”, diz em seu comunicado.

Fonte: Anatel  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.