OPPO realiza primeira ligação de vídeo e áudio com sistema em 5G

Por Wagner Wakka | 09 de Abril de 2020 às 09h30
Reprodução/The Verge
Tudo sobre

Saiba tudo sobre Reno3

Ficha técnica

A OPPO informou nesta quarta-feira (8) que fez o primeiro testo para o chamado VoNR, um dos avanços que devem acompanhar a chegada do 5G. A sigla vem de “voice over new radio”, algo que poderia ser traduzido livremente como “voz por 5G”.

O sistema é uma evolução das chamadas de áudio e vídeos que se têm atualmente com o 4G, chamada de VoLTE (LTE é nome oficial do padrão 4G). Com mais largura de banda, o 5G também poderia oferecer uma qualidade maior para conferências online.

Embora o novo padrão já esteja presente em algumas regiões, o sistema de ligações ainda é baseado no 4G, ou seja, com VoLTE. Agora, a OPPO anunciou que fez a primeira videochamada com o novo sistema.

Em parceria com MediaTek e Ericsson, a fabricante fez uma chamada de áudio e vídeo em VoNR usando um dispositivo personalizado da Oppo, sem especificar qual. É possível que o teste tenha sido feito em um Reno3, aparelho cujo diferencial está exatamente no suporte a todas as frequências de 5G.

Segundo comunicado da fabricante, a chamada demonstrou “baixa latência e qualidades de som e vídeo melhoradas”. O teste foi feito no escritório da Ericsson, na Suécia, com uma rede 5G SA (sigla que significa que a conexão é independente da 4G).

“Depois de tocar, os dois smartphones se conectaram quase que instantaneamente e, então, trocaram perfeitamente para uma chamada de vídeo em alta definição apertando só um botão”, conta a empresa em comunicado.

Apesar de informar que as empresas realizaram a primeira ligação do tipo, a OPPO não divulgou vídeo ou áudio que demonstrem as capacidades do VoNR.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.