Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nokia e Google construirão rede 5G baseada na nuvem

Por| 14 de Janeiro de 2021 às 13h50

Link copiado!

Samsung
Samsung
Tudo sobre Nokia

A Nokia anunciou nesta quinta-feira (14) uma parceria com a unidade de serviços na nuvem do Google - o Google Cloud - para construir uma infraestrutura de rede 5G. A ideia é permitir que os clientes corporativos de ambas as empresas possam oferecer serviços em setores como o varejo inteligente e fabricação automatizada.

Em comunicado conjunto, ambas as empresas afirmam que o objetivo do acordo é trazer novas soluções para provedores de serviços de comunicação (CSPs) e que modernizam suas infraestruturas de rede, criam um núcleo 5G nativona nuvem e desenvolvem a vantagem de ter a rede como uma plataforma de serviços e negócios para empresas.

Sob esta parceria, o Google Cloud e a Nokia trabalharão em conjunto para validar, otimizar e desenvolver funções de rede nativas da nuvem.,As duas empresas também inovarão em conjunto com novas soluções que ajudarão os CSPs a fornecer conectividade 5G e serviços em escala.

Continua após a publicidade

Enquanto a Nokia trará sua experiência em 5G, o Google Cloud servirá como plataforma para o lançamento de aplicativos e auxiliará os clientes na construção de um ecossistema de serviços.

Como cada uma trabalhará na parceria

A partir deste acordo, serão criadas soluções que reúnem os serviços de operações 5G e recursos de rede da Nokia, com as tecnologias do Google Cloud em Inteligência Artificial, Machine Learning e análises. Todas rodarão no Anthos for Telecom, também do Google, como uma plataforma para transferir cargas de trabalho para a extremidade da rede, em nuvens públicas e privadas.

Como parte dessa colaboração, a Nokia está fornecendo seu núcleo de voz, núcleo de pacotes em nuvem, função de exposição de rede, gerenciamento de dados, sinalização e núcleo 5G. Isso inclui a plataforma de dispositivo conectado IMPACT IoT, também da empresa finlandesa, que permite a ativação automatizada e o gerenciamento remoto de dispositivos IoT. Além disso, a solução de carregamento convergente da Nokia fornece classificação em tempo real e recursos de cobrança que permitem que os CSPs capturem novas oportunidades de receita na nova economia 5G.

Continua após a publicidade

Já o Anthos for Telecom, do Google Cloud, servirá como plataforma para implantação de aplicativos, permitindo que os CSPs criem um ecossistema de serviços que podem ser implantados em qualquer lugar, desde a extremidade da rede até nuvens públicas, nuvens privadas e redes de operadoras. Ao entregar aplicativos nativos da nuvem no limite, as empresas podem se beneficiar da menor latência e reduzir custos na necessidade de infraestrutura on-site, permitindo que transformem seus negócios em setores como varejo inteligente, manufatura conectada e experiências de consumo digital.

Oportunidades

Segundo George Nazi, vice-presidente de Telco e Media & Entertainment Industry Solutions do Google Cloud, os provedores de serviços de comunicação têm uma tremenda oportunidade pela frente para apoiar as transformações digitais das empresas na extremidade da rede, através de conectividade 5G, além de aplicativos e recursos nativos da nuvem. " Isso requer uma infraestrutura modernizada, construída para um núcleo 5G nativo da nuvem, e essa parceria com a Nokia ajudará na expansão da indústria de telecomunicações e também a dar suporte a esses clientes".

Já para Ron Haberman, CTO de Cloud and Network Services da Nokia, nos últimos cinco anos, a indústria de telecomunicações evoluiu de dispositivos físicos para funções de rede virtual e agora soluções nativas da nuvem. "A parceria da Nokia com o Google permitirá a nossos clientes, tanto CSPs, quanto corporativos, terem a liberdade para executar cargas de trabalho no local e na nuvem pública. A automação e as funções de rede nativas da nuvem permitirão uma nova agilidade e cases de sucesso de uso na era 5G".

Continua após a publicidade

O cronograma de disponibilização dos serviços dependerá das operadoras de telecomunicações.

Fonte: Nokia