Publicidade

Nokia lança software para operadoras atualizarem equipamentos de 4G para 5G

Por| 14 de Julho de 2020 às 19h20

Link copiado!

Nokia lança software para operadoras atualizarem equipamentos de 4G para 5G
Nokia lança software para operadoras atualizarem equipamentos de 4G para 5G
Tudo sobre Nokia

A Nokia, uma das principais players na corrida pelo 5G, anunciou nesta terça-feira (14) o lançamento de uma atualização de software que possibilita o uso de equipamentos mais antigos para a disponibilização da nova tecnologia de rede.Com a novidade, operadoras de telefonia móvel podem continuar usando suas estações de rádio-base atuais para trabalhar com o novo protocolo, o que reduz custos com a aquisição de novas infraestruturas e agiliza bastante a vida das provedoras.

“Esta solução vai gerar uma economia à indústria de telecomunicações de dezenas de bilhões de euros. Ao atualizar elementos atuais de rádio por meio de software, a Nokia está acelerando o processo de reaproveitamento do espectro 4G no 5G”, afirmou a companhia finlandesa, em um comunicado oficial enviado à imprensa. A atualização está disponível, em imediato, para cerca de 1 milhão de equipamentos; a ideia é que esse número cresça para 3,1 milhões até o fim do ano e 5 milhões em 2021.

Com tal passo ousado, a fabricante quer sair na frente de seus principais concorrentes: a chinesa Huawei e a sueca Ericsson. Na corrida pelo 5G, a gigante asiática — até então considerada a empresa mais preparada para prover equipamentos às telcos — se mostra em desvantagem, especialmente depois que o Reino Unido anunciou que as operadoras britânicas não poderão mais utilizar aparelhos da marca para compor suas infraestruturas da nova rede.

Continua após a publicidade

Fonte: Reuters