Nokia lança software para operadoras atualizarem equipamentos de 4G para 5G

Por Ramon de Souza | 14 de Julho de 2020 às 19h20
Tudo sobre

Nokia

Saiba tudo sobre Nokia

Ver mais

A Nokia, uma das principais players na corrida pelo 5G, anunciou nesta terça-feira (14) o lançamento de uma atualização de software que possibilita o uso de equipamentos mais antigos para a disponibilização da nova tecnologia de rede.Com a novidade, operadoras de telefonia móvel podem continuar usando suas estações de rádio-base atuais para trabalhar com o novo protocolo, o que reduz custos com a aquisição de novas infraestruturas e agiliza bastante a vida das provedoras.

“Esta solução vai gerar uma economia à indústria de telecomunicações de dezenas de bilhões de euros. Ao atualizar elementos atuais de rádio por meio de software, a Nokia está acelerando o processo de reaproveitamento do espectro 4G no 5G”, afirmou a companhia finlandesa, em um comunicado oficial enviado à imprensa. A atualização está disponível, em imediato, para cerca de 1 milhão de equipamentos; a ideia é que esse número cresça para 3,1 milhões até o fim do ano e 5 milhões em 2021.

Com tal passo ousado, a fabricante quer sair na frente de seus principais concorrentes: a chinesa Huawei e a sueca Ericsson. Na corrida pelo 5G, a gigante asiática — até então considerada a empresa mais preparada para prover equipamentos às telcos — se mostra em desvantagem, especialmente depois que o Reino Unido anunciou que as operadoras britânicas não poderão mais utilizar aparelhos da marca para compor suas infraestruturas da nova rede.

Fonte: Reuters  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.