Publicidade

Nokia anuncia novo head para suas operações no Brasil

Por| 11 de Dezembro de 2020 às 18h50

Link copiado!

Divulgação/Nokia
Divulgação/Nokia
Tudo sobre Nokia

A Nokia anunciou nesta sexta-feira (11) o nome do novo head para suas operações no Brasil: Ailton Santos. Ele está há três anos na empresa, lidera a Nokia Software na América Latina e assume o comando da companhia no país a partir de 1º de janeiro de 2021. Ele ocupará a posição de Luiz Tonisi, que segue para novos desafios.

A partir da data em questão, Santos comandará uma equipe concentrada nas oportunidades que o 5G e a Internet das Coisas (IoT) podem trazer ao mercado nacional. Isso inclui transformação das indústrias e soluções de conectividade em ambientes B2B e B2C. O executivo passa a responder para Osvaldo Di Campli, que preside a região da América Latina desde outubro de 2017.


5G na mira

Continua após a publicidade

A frente da equipe da Nokia Software para a América Latina, Santos obteve forte crescimento e rentabilidade ao negócio da fabricante finlandesa. Agora, um dos grandes desafios é fazer com que a companhia tenha uma forte presença no 5G brasileiro, cujo leilão das frequências está agendado para o primeiro semestre de 2021, entre abril e junho.

“Temos um compromisso com o Brasil e nossos esforços estão voltados para criar um ecossistema de 5G aberto, robusto e com redes de alto desempenho, com segurança e integridade. Ter a oportunidade de liderar uma equipe dedicada ao desenvolvimento do país é extremamente motivador", declarou o executivo. "Atuamos nos segmentos da economia que estão vivendo a transformação digital, fortalecendo nossas parcerias com as áreas B2B das operadoras, indústrias e beneficiando os também usuários finais. Nossas redes hoje conectam 50% do tráfego nacional móvel, fixo e IP e 35% dos acessos de banda larga fixa. Estamos confiantes na implementação e nas inúmeras oportunidades que o 5G trará para toda sociedade”.

O Brasil é um dos mercados de maior potencial para a Nokia, principalmente com a chegada do 5G. Atualmente, a empresa oferece um amplo portfólio de soluções e realiza investimentos no país​. Segundo um estudo da companhia em parceria com a Omdia, a expectativa é que o 5G tenha um impacto de até US$ 1,2 trilhão no PIB nacional no período de 2021 até 2035 e maior benefício aos setores de Manufatura, Logística, Mineração, Agricultura, e o Governo.

Expertise

Continua após a publicidade

Graduado em Matemática e Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense, o executivo é pós-graduado em Gestão Estratégica Avançada pelo IMD (International Institute for Management Development), na Suíça. Santos tem ainda mestrados em Ciências da Administração pela SMU (Southern Methodist University), no Texas e em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas.

O executivo também vem atuando ativamente em projetos de mentoria voluntária, mais em vários programas de preparação de mulheres executivas (NGWL - Next Generation of Women in Leadership), faz trabalho voluntário como corpo de juízes América Latina de programa de inovação com desafio de inclusão do MIT ICC (Massachusetts Institute of Technology) e é mentor voluntário de startups no programa de governo InovAtiva Brasil.

Além disso, Ailton já atuou como professor universitário de Administração, tem livros publicados (coautor) na área da gestão e já foi empresário no segmento de educação. Antes da Nokia, ele também foi vice-presidente regional e líder nacional da Hewlett-Packard Enterprise Software e Diretor Global de Infraestrutura de TI da Baker Hughes.