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Estudo da Anatel mostra serviços de telefonia móvel que mais satisfazem clientes

Por| Editado por Claudio Yuge | 28 de Março de 2022 às 20h00

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Envato/Pressmaster
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A Anatel publicou, nessa segunda-feira (28) os resultados da edição de 2021 da Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida, que entrevistou 82 mil consumidores de todo o Brasil sobre a qualidade dos serviços de telecomunicações no país e sua satisfação com as prestadoras responsáveis pela manutenção dos sistemas.

A pesquisa permite que os consumidores comparem as empresas na hora de escolher seu fornecedor e ajuda a Anatel orientar suas ações para as questões que o consumidor considera mais importantes. A partir de 2022, os resultados da pesquisa subsidiarão os selos de qualidade a serem emitidos pela agência para as prestadoras de telecomunicações.

Pelos resultados da pesquisa da Anatel, os consumidores de telefonia celular, tanto pré quanto pós-paga, se mostraram os mais satisfeitos, com uma média de 7,82 e 7,39 respectivamente, de um total de 10 pontos possíveis. Na tendência contrária, os clientes de serviços de banda larga se mostraram os menos satisfeitos, com uma média de 6,88.

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Já os consumidores de Telefonia fixa e TV por assinatura se mostraram suficientemente satisfeitos, com média de 7,37 para ambos — um pouco menor que a dos serviços de celular pós-pago.

Banda Larga e TV por assinatura são os piores avaliados pela Anatel em satisfação do cliente

A pesquisa da Anatel também mostra quais são as operadoras dos serviços avaliados que os clientes estão mais satisfeitos. Nos serviços móveis, a Claro foi a que obteve a média de satisfação mais alta, já a Unifique foi a melhor colocada em serviços de TV por assinatura e telefonia fixa e dividiu o pódio em banda larga com a Brisanet.

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No caso da banda larga, a pesquisa avaliou a satisfação com a qualidade do funcionamento do serviço, além de também o acesso dos consumidores as informações sobre o status da operação. Nesses quesitos, a Sky de Minas Gerais foi a pior operadora, com índice de satisfação de 5,70, enquanto a Brisanet de Pernambuco foi a melhor avaliada, com 8,37.

Já nos serviços de TV por assinatura, setor em que os clientes só estão menos satisfeitos do que os de Banda Larga, os fatores mais levados em contas na avaliação são o funcionamento do produto contratado e o atendimento telefônico para os consumidores. Com isso, a Unifique de Santa Catarina foi a operadora mais bem avaliada, com 8,06, enquanto a Oi do Distrito Federal junto da do Rio de Janeiro foram as piores, com 6,31.

Telefonia móvel e fixa estão entre serviços que mais satisfazem clientes em estudo da Anatel

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Indo para as diferentes vertentes de telefonia na pesquisa da Anatel, a móvel pré-paga foi a que apresentou os melhores números de satisfação, com média nacional de 7,82. Os fatores mais considerados na avaliação desse setor foram as informações dadas aos clientes e o atendimento telefônico. Nesse contexto, a Claro de PA foi a operado que mais satisfez seus clientes, com índice de 8,53, enquanto a OI de Minas Gerais foi a pior avaliada, com 7,08.

A telefonia móvel pós-paga vem logo em seguida, com média nacional de satisfação de 7,39. Segundo a Anatel, a pontuação nesse setor é focada na qualidade das informações que os consumidores recebem sobre a operação do serviço.

Com isso, a Claro de Pernambuco foi a melhor avaliada em termos de satisfação dos clientes, com 8,26, enquanto a OI do Amapá foi a que menos agrada os consumidores, com índice de 6,27.

Por fim, a pesquisa também avaliou os serviços de telefonia fixa, que ficaram com média nacional de 7,37. Nesse setor, o que mais foi levado em conta foi a qualidade do atendimento telefônico e o funcionamento do produto. Nesse cenário, a operadora melhor classificada foi a Unifique de Santa Catarina, com 8,37, e a pior foi a Viso de Sergipe, com 6,49.