Algar Telecom começa a testar a nova tecnologia 4,5G de internet móvel

Por Redação | 15 de Setembro de 2017 às 18h43

A Algar Telecom já começou a fazer testes de mercado para oferecer a tecnologia 4,5G de internet móvel, por meio das frequências de 700 Mhz e 1.800 Mhz. A operadora já atende 24 localidades com a tecnologia 4G, entre os estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal.

A rede 4,5G opera a uma frequência diferente do 4G tradicional, dentro do espectro de 700 Mhz, sendo que as redes convencionais funcionam a 2,5 GHz. Isso significa que, com o 4,5G, os usuários terão mais velocidade de navegação e, segundo a Anatel, aparelhos que já são certificados para receber a tecnologia podem alcançar velocidades de download de 300 Mbps e 50 Mbps para upload.

Além da velocidade, a qualidade do sinal também será melhor com o 4,5G, inclusive em ambientes fechados. Em abril, o Brasil começou a receber a tecnologia, sendo que a primeira cidade da lista foi Brasília. Espera-se que até meados de junho de 2018 a Grande São Paulo seja beneficiada, para que, em seguida, o restante do país também receba a novidade.