Publicidade

5G no Brasil pode ficar caro por causa de politização, alerta Rodrigo Maia

Por| 17 de Junho de 2020 às 20h00

Link copiado!

5G no Brasil pode ficar caro por causa de politização, alerta Rodrigo Maia
5G no Brasil pode ficar caro por causa de politização, alerta Rodrigo Maia
Tudo sobre Anatel

A novela do leilão de 5G no Brasil parece não ter fim. Previsto para ocorrer no final de 2020, é possível que ele só ocorra em 2021, e ainda não existe uma definição sobre a participação da Huawei. A cada novo episódio, o governo dá a entender uma coisa diferente, dizendo que vai permitir que a empresa chinesa se candidate a fornecer a tecnologia ao país e depois se contradizendo.

O presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia (DEM-RJ) declarou, na última terça-feira (16), que prefere deixar a decisão nas mãos da Anatel. Para ele, a politização sobre a questão do 5G pode, no fim das contas, encarecer o serviço, e a população é que pagaria a conta.

“É uma decisão da Agência Nacional de Telecomunicações, Anatel. Nem do governo deveria ser. Espero que o Brasil tenha uma concorrência com o maior número de participantes para garantirmos qualidade e preço”, disse o parlamentar. “Se a concorrência não for ampla, há um risco do custo de implementação do 5G no Brasil ser muito alto e um atraso na implementação de uma nova tecnologia”, observou.

Continua após a publicidade

Pressão americana contra a Huawei

Efeitos da guerra comercial

O problema é que o governo dos Estados Unidos impôs um embargo a companhias chinesas, entre elas a Huawei, que está desde o ano passado proibida de negociar com empresas do país. O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro (sem partido), possui grande afinidade com o seu par norte-americano e tem dado declarações que levam a crer que os chineses não poderão participar do leilão do 5G nacional.

Continua após a publicidade

Em uma live realizada em suas redes sociais na última quinta-feira (11), Bolsonaro deu a entender que prefere não ter a Huawei como fornecedora das tecnologias da quinta geração das redes móveis no Brasil. “Às vezes o mais barato não quer dizer que seja o melhor. E nem sempre o mais caro pode ser o melhor também. Vamos atender os requisitos da soberania nacional, da segurança das informações, da segurança de dados, e a nossa política externa também entra nessa questão”, declarou o presidente.

Em resposta, Maia observou que o governo “tem uma visão liberal na economia e isso tende a trabalhar sempre pela garantia da maior concorrência”. E reforçou que política e ideologia sejam deixadas de lado ao se avaliar a implementação do 5G no país.

“Espero que a gente deixe a política de fora e entenda a importância da concorrência para beneficiar o cidadão. Nesse caso, se não tiver a concorrência no produto mais barato, quem vai pagar a conta é a sociedade brasileira”, argumentou em uma live promovida por empresários.

Com a pandemia causada pelo novo coronavírus, que atrasou testes, e um novo problema de interferência das antenas parabólicas no sinal do 5G no Brasil, o leilão da quinta geração das redes móveis pode acabar ficando para o ano que vem.

Continua após a publicidade

Fonte: Tele Síntese (1, 2)