Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Xiaomi Pad 5 é flagrado rodando versão ARM do Windows 11

Por| Editado por Wallace Moté | 19 de Novembro de 2021 às 15h10

Link copiado!

Xiaomi
Xiaomi

Lançado em agosto, o Xiaomi Pad 5 foi a mais recente aposta da gigante chinesa no segmento de tablets. O aparelho trouxe design premium baseado no Mi 11, atual celular topo de linha da marca, e especificações robustas para a faixa de preço, junto a recursos especiais pensados para competir com a proposta de computador portátil do iPad.

O conceito de computação portátil do modelo atingiu um novo nível nesta semana em um caso curioso — um usuário da plataforma chinesa Bilibili publicou um vídeo mostrando o tablet da Xiaomi rodando o Windows 11, versão mais recente do sistema operacional da Microsoft.

Xiaomi Pad 5 é flagrado rodando Windows 11 ARM

Continua após a publicidade

Em sua publicação, o usuário @Sunflower2333 mostra o Xiaomi Pad 5 executando o Windows 11 ARM sem dificuldades. O sistema operacional parece ainda reconhecer a maior parte dos recursos do aparelho, suportando, por exemplo, a resolução total da tela. Sunflower comprova não se tratar de uma máquina virtual ou streaming ao exibir as informações de hardware nas configurações.

Por não ter suporte oficial ao tablet, o Windows detecta apenas uma máquina genérica, mas consegue identificar o chipset do aparelho — o Snapdragon 860, cujo modelo é SM8150. A interação com o dispositivo é curta, mas aparentemente o funcionamento é razoavelmente fluido.

Experimentos como esse não são raros, e já aconteceram em aparelhos ainda mais limitados. Um dos casos mais recentes é o do estudante de engenharia Gustave Monce, que conseguiu portar uma versão de acesso antecipado do Windows 11 para o Lumia 950XL, topo de linha da Nokia com Snapdragon 810 lançado em 2015.

Continua após a publicidade

Oficialmente, o suporte da Microsoft a processadores ARM ainda segue bastante limitado, apesar de esforços como a emulação nativa de apps Android terem sido implementados. Especula-se que, com o lançamento de sucesso da família Apple M1, baseada em ARM, a gigante de Redmond deve começar a investir com mais afinco na inciativa.

Dispositivo marca retorno da Xiaomi ao mercado de tablets

O Xiaomi Pad 5 marcou o retorno da empresa ao mercado de tablets, chegando equipado com chipset Snapdragon 860, 6 GB de RAM e 128 GB ou 256 GB de armazenamento. Um dos destaques, a tela IPS LCD de 11 polegadas traz resolução 2,5K de 2560 x 1600 pixels, taxa de atualização de 120 Hz, HDR10, TrueTone e Dolby Vision, com o conjunto sendo alimentado por uma bateria de 8.720 mAh, com recarga rápida de 30 W.

Continua após a publicidade

A proposta de computação portátil da Xiaomi se materializou no software e acessórios: o Android 11 recebeu a MIUI for Pad, versão especial da MIUI otimizada para tablets, com recursos pensados para transformar o Pad 5 em uma espécie de notebook. A experiência é complementada por um teclado removível e uma caneta stylus, aos moldes do iPad.

Além do modelo padrão, a gigante chinesa lançou ainda uma variante Pro, até o momento exclusiva do mercado chinês, munida de Snapdragon 870, conectividade 5G, até 8 GB de RAM e carregamento rápido de 67 W. A versão mais simples do tablet chegou ao Brasil em outubro, com preço sugerido de R$ 4.299.

Fonte: Gizmochina, TuttoAndroid, XiaomiAdictos