LG desenvolve telas OLED mais brilhantes para iPad de 11 e 12,9 polegadas

LG desenvolve telas OLED mais brilhantes para iPad de 11 e 12,9 polegadas

Por Victor Carvalho | Editado por Wallace Moté | 08 de Março de 2022 às 14h30
Victor Carvalho/Canaltech

Após rumores de que a Apple estaria trabalhando em novos iPad com tela OLED, um forte relato vindo da indústria agora aponta que o desenvolvimento dos novos painéis OLED já começou e está a cargo da LG Display.

Segundo o portal coreano The Elec, a divisão de telas da LG iniciou o desenvolvimento das telas OLED de 11 e 12,9 polegadas para futuros modelos de iPad.

É dito que a LG será a única responsável pelo desenvolvimento da tela de 12,9 polegadas, enquanto o painel de 11 polegadas pode ser produzido também pela divisão de telas da Samsung.

Apple trabalha em novos iPad com tela OLED, mas lançamento deve demorar (Imagem: Victor Carvalho/Canaltech)

Vazamentos já apontam que a Apple tem como objetivo levar telas OLED mais brilhantes e duradouras aos futuros iPad em 2024.

A solução encontrada pela Apple é empilhar duas camadas de emissão em vez de uma para oferecer painel duas vezes mais brilhante e quatro vezes mais duradouro.

A tecnologia será baseada no painel LTPO TFT, mesma utilizada em telas do iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max, oferecendo taxa de atualização variável para redução de consumo de energia.

Apple aposta no painel Mini LED como alternativa ao OLED, onde pequenos blocos de pixels controlam luminosidade para contraste mais preciso (Imagem: Reprodução/Apple)

Enquanto a LG Display pode ser a principal fornecedora para a tela de 12,9 polegadas, é esperado que a empresa tenha que dividir o fornecimento da tela de 11 polegadas com a Samsung Display.

Entretanto, com a Samsung investindo mais em sua própria tecnologia de estrutura empilhada, é possível que, dependendo do preço e da quantidade, a Apple dê prioridade às telas da Samsung no futuro.

Novos iPad com tela OLED devem ser lançados apenas em 2024 (Imagem: Reprodução/Apple)

Por conta da tecnologia atual dos painéis OLED, a Apple acabou optando por utilizar o display Mini LED no iPad Pro de 12,9 polegadas, tecnologia que também deve chegar este ano ao iPad Pro de 11 polegadas.

É pouco provável que vejamos a estreia destas novas telas OLED ainda em 2023, com alta possibilidade de lançamento em 2024.

Fonte: The Elec

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.