Publicidade

Lenovo Tab M9 estreia com chip MediaTek e foco no entretenimento

Por  • Editado por  Wallace Moté  | 

Compartilhe:
Lenovo
Lenovo
Tudo sobre Lenovo

Seguindo os diversos anúncios que fez em preparação para a CES 2023, a Lenovo revelou o Tab M9, mais novo tablet básico da companhia focado no entretenimento e custo-benefício. A novidade chega trazendo um visual mais refinado e ficha técnica bem mais encorpada que o antecessor, apresentando como destaques chipset mais poderoso, som estéreo com Dolby Atmos e recursos de software otimizados para tablets.

O lançamento vem embarcado com processador MediaTek Helio G80, mesmo de aparelhos como o Galaxy A13 e um grande upgrade em comparação ao Helio P22T empregado no Tab M8. A plataforma é acompanhada de 3 GB ou 4 GB de RAM, e 32 GB, 64 GB ou 128 GB de armazenamento, com possibilidade de expansão via cartões MicroSD de até 2 TB de capacidade.

Contando com 9 polegadas, a tela é básica e traz painel LCD com resolução HD+ de 1340 x 800 pixels, taxa de atualização de 60 Hz e brilho de até 400 nits — como ponto positivo, a Lenovo destaca reprodução de vídeo em HD nas plataformas de streaming como o Netflix é suportada, aspecto nem sempre garantido nesse segmento. Acompanha o display um sistema de som estéreo otimizado pela tecnologia Dolby Atmos.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Câmeras não são o foco do Tab M9, que possui sensores simples para tarefas como escaneamento de documentos e chamadas rápidas de vídeo. Para selfies, a gigante implementou um sensor de 2 MP, curiosamente posicionado no topo apenas quando o tablet está na vertical, enquanto o módulo na traseira apresenta lente de 8 MP. A bateria de 5.100 mAh aparenta ter pouca capacidade, mas deve entregar boa autonomia diante das configurações básicas, e suporta carregamento de 15 W — vale destacar que o adaptador na caixa é de apenas 10 W.

O design é um dos pontos fortes, estando muito mais refinado que a geração anterior. O corpo em alumínio, nas cores cinza e azul, agora apresenta laterais retas e acabamento em duas tonalidades, bem como um módulo retangular para a câmera traseira. Além disso, a gigante oferece uma case protetora com suporte embutido para apoiar o aparelho sobre superfícies, vendida separadamente por valor ainda não anunciado.

Completam a ficha técnica a conectividade 4G opcional, Wi-Fi 5 Dual Band, Bluetooth 5.1, porta USB-C 2.0, conector P2 para fones de ouvido e Android 12, com upgrade garantido para Android 13 e os recursos do Google para tablets, incluindo o Entertainment Space, que concentra games, apps de streaming, filmes e outros conteúdos em uma central, e o Kids Space, com jogos e atividades para crianças.

Preço e disponibilidade

O Lenovo Tab M9 está previsto para chegar às lojas globalmente no segundo trimestre de 2023, entre os meses de abril e junho. O preço sugerido é de US$ 139,99, ou cerca de R$ 730, em conversão direta e sem impostos. A Lenovo ainda não confirmou se pretende trazer o modelo ao Brasil.

Lenovo Tab M9: ficha técnica

Continua após a publicidade
  • Tela: LCD de 9 polegadas, resolução HD+ de 1340 x 800 pixels, taxa de atualização de 60 Hz, brilho de até 400 nits
  • Processador: MediaTek Helio G80
  • Memória RAM: 3 GB ou 4 GB
  • Armazenamento: 32 GB, 64 GB ou 128 GB
  • Câmera traseira: 8 MP
  • Câmera frontal: 2 MP
  • Dimensões: 215,4 x 136,8 x 8 mm
  • Peso: 344 g
  • Bateria: 5.100 mAh com recarga rápida de 15 W
  • Extras: 4G opcional, Wi-Fi 5 Dual Band, USB-C, Bluetooth 5.1, conector P2, expansão via MicroSD de até 2 TB
  • Cores disponíveis: Arctic Grey (cinza) e Frost Blue (azul)
  • Sistema operacional: Android 12