Google Pixel Tablet pode ser cancelado após um único modelo
Por Vinícius Moschen • Editado por Léo Müller | •

Após ter apresentado a primeira geração do Pixel Tablet no último ano, o Google poderá encerrar a linha. De acordo com informações publicadas pelos portais Android Headlines e Android Authority, mesmo a existência de um protótipo interno não seria suficiente para manter a longevidade da empresa no segmento.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Amazon anuncia Novo Echo Show 15 como hub para casas inteligentes
- Google deve unir ChromeOS com Android em novo notebook Pixel
Antes, era esperado que apenas o Pixel Tablet 3 — identificado internamente como Kiyome — fosse cancelado, e que o Google ainda lançaria a segunda geração do tablet. Agora, porém, é especulado que o Kiyome seja, na verdade, o Pixel Tablet 2 e que, nem mesmo ele será lançado.
Isso porque, de acordo com documentos vazados, esse codinome é referente a um modelo de tablet equipado com chipset Tensor G4 — o mesmo presente na linha Pixel 9. Assim, é possível que seja, de fato, o Pixel Tablet 2, já que a terceira geração viria com um componente mais recente e apenas em 2027.
Os motivos específicos para o cancelamento não foram divulgados, mas é provável que o produto não tenha entregue o retorno esperado pela companhia. Por isso, funcionários devem ser redirecionados para outros departamentos da organização.
Isso é uma surpresa, especialmente porque os rumores sobre o Pixel Tablet 2 já começaram a surgir, inclusive com detalhes de um possível teclado oficial para ele. O primeiro modelo foi anunciado apenas com uma base de carregamento, que também o transforma em um Nest Hub quando conectado à tomada.
Quando passou pela análise do Canaltech, o produto obteve destaque por trazer um desempenho considerado fluido, além de contar com Chromecast embutido e suporte para múltiplos perfis de uso.
Por outro lado, ele recebeu críticas negativas pela ausência de uma caneta stylus, algo relativamente comum mesmo em concorrentes mais simples da linha Galaxy Tab, por exemplo. Além disso, o dispositivo não conta com suporte para redes móveis, característica presente entre outros tablets avançados.
Até o momento, o Google não confirmou o cancelamento da sua divisão de tablets e mais informações podem surgir ao longo das próximas semanas.
Esse artigo foi escrito por Vinícius Moschen e atualizado por Bruno Bertonzin para adicionar novos desdobramentos sobre o cancelamento da linha de tablets do Google.
Fonte: Android Authority