Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Fintech usa solução para criar modelos de crédito atualizados em tempo real

Por| Editado por Claudio Yuge | 23 de Novembro de 2021 às 12h00

Link copiado!

Cristiano Souza/Unsplash
Cristiano Souza/Unsplash

A fintech BizCapital criou uma solução para empresas que realiza um monitoramento constante de modelos de crédito. Isso importa porque ajuda a empresa cliente a notar quando não está com o mesmo nível de aprovação que antes ou que houve aumento do risco de crédito. Com isso, o programa ajuda-a a tomar ações imediatas contra esses problemas antes de cada demonstrativo de resultados.

A solução usa tecnologia da DataRobot, uma empresa de aprendizado de máquina criada em 2012 em Boston (EUA) pelo brasileiro Tom de Godoy e pelo americano Jeremy Achin. A BizCapital é desde 2017 a primeira cliente brasileira da DataRobot no Brasil, quando esta última sequer tinha escritório no nosso país.

A fintech carioca buscava melhorar o monitoramento de seus modelos para ampliar a produtividade, governança e quantidade de produção das companhias clientes. Em um primeiro momento, a plataforma da DataRobot servia como benchmark (teste de desempenho) no qual a BizCapital criava insights para fazer modelos de crédito. Depois, a plataforma DataRobot serviu para produzir os modelos diretamente nela, por ser uma plataforma mais completa e apta a trabalhar com exemplos mais complexos e numerosos. A esse novo formato deu-se o nome de Challenger Models (modelos desafiantes).

Continua após a publicidade

“Quando conhecemos a DataRobot, vimos que a solução deles estava muito à frente de seu tempo e, por isso, decidimos investir na parceria. Uma das principais vantagens da plataforma é a capacidade de democratizar o acesso à inteligência artificial, ampliando sua utilização para outras áreas da empresa”, afirma Cristiano Rocha, fundador da BizCapital.

Até dezembro, a BizCapital tem previsão de abertura de mais de 40 mil contas jurídicas digitais gratuitas para facilitar a gestão financeira e o desembolso de mais de R$ 500 milhões em crédito.