Plataforma de vendas automatiza 100% da jornada do cliente pelo WhatsApp

Plataforma de vendas automatiza 100% da jornada do cliente pelo WhatsApp

Por Márcio Padrão | Editado por Claudio Yuge | 26 de Agosto de 2021 às 18h30
Divulgação/Aarim

O Aarim é uma plataforma de vendas brasileira que se propõe a conduzir a jornada do cliente 100% no WhatsApp de forma automatizada. Funciona como um "shopping center" com assistente dentro do aplicativo de mensagens, reunindo lojas e serviços de diversos segmentos, como restaurantes, farmácias, mercados e pet shops. É uma ideia que aproveita-se bem do vasto alcance do WhatsApp no Brasil, onde estima-se que 99% dos donos de celulares o usam.

Para usar o Aarim, basta enviar uma mensagem de WhatsApp para o número (21) 96744-6767. O bot inicia a comunicação perguntando alguns dados iniciais, como nome e endereço do cliente. Depois é preciso informar, dentre as opções dos menus seguintes, o tipo de serviço desejado e uma loja. Na sequência o bot envia o catálogo de produtos, o cliente escolhe um deles por mensagem de texto ou áudio e o pagamento é feito por um link ou no momento da entrega. Também é possível agendar os pedidos ou retiradas na loja física.

A startup homônima surgiu em 2019 no Rio de Janeiro e viu na pandemia da COVID-19 uma oportunidade, já que muitas pequenas empresas passaram a aderir ao delivery e fazer tudo pelo WhatsApp foi uma alternativa econômica e viável. O app tem hoje sua própria plataforma de pagamentos, mas a Aarim preferiu usar links de pagamento da fintech Ebanx.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Victor Coutinho, Lucas Angi e Otávio Henrique, da Aarim (Imagem: Divulgação/Aarim)

Outras vantagens da plataforma são a integração com sistemas de pontos de venda — isto é, de lojas físicas — e suporte de logística quando o estabelecimento não tem entregadores próprios. A plataforma oferece ainda atendimento disponível 12 horas por dia. Neste ano, a startup lançou o AWL (Aarim White Label), versão do serviço com mais personalização de marca, permitindo foto, biografia, vocabulário próprio do bot e um número de contato exclusivo com a empresa.

“Erro humano, atraso no atendimento, desorganização dos pedidos, desconhecimento do cliente e falta de clareza na gestão de resultados são alguns dos problemas que podem surgir com uma certa frequência para quem vende pelo WhatsApp. É neste cenário que o Aarim surgiu, para proporcionar mais controle, segurança, agilidade e tecnologia ao empresário”, explica o CEO e cofundador da marca, Victor Coutinho, em comunicado à imprensa. A Aarim diz já contar com mais de 600 negócios como clientes.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.