Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é uma aceleradora de startups?

Por| Editado por Claudio Yuge | 25 de Novembro de 2021 às 16h20

Link copiado!

Reprodução/rawpixel.com/Freepik
Reprodução/rawpixel.com/Freepik

Como o próprio termo explica, uma aceleradora de startups tem o objetivo de impulsionar os negócios de startups em seus primeiros anos de existência. Trata-se de uma empresa com mais experiência, estrutura e orçamento para apoiar pequenos negócios, trazendo para eles mentoria, oportunidades e investimentos, entre outros reforços.

Uma startup, como já dissemos em outros textos, é um negócio de escalabilidade, isto é, tem um modelo que permite crescer a base de clientes sem ampliar as despesas na mesma proporção. Ao mesmo tempo, é considerado um negócio de alto risco, por entrarem em mercados pouco explorados ou ainda inéditos. Uma aceleradora entra em jogo para ajudar uma startup a romper sua barreira inicial: o break even, o ponto em que os valores dos custos e da receita são iguais.

Para fazer parte de uma aceleradora, a startup deve se inscrever em um processo seletivo. Se for escolhida, terá seu projeto acelerado. A aceleradora assessora os empreendedores e os ajuda a conquistar posição de mercado de diversas formas, como aportes ou apresentando-as a investidores. No processo de mentoria, há orientações para a participação de rodadas de investimento, solução de problemas institucionais, sugestões de recursos humanos e gestão de crises.

Continua após a publicidade

O interesse da aceleradora no sucesso da startup vem do fato de que passam a atuar juntas. Em troca do apoio, a organização se mantém ganhando participação acionária em cada startup que apoia. Portanto, quanto mais negócios debaixo do seu "guarda-chuva" derem certo, mais crescimento para a própria aceleradora também.

É por isso que as melhores aceleradoras do mercado são as que conseguem alavancar mais startups, pois não apenas isso renderá lucros para a organização, como também melhorará sua reputação. Claro, a concorrência para entrar em uma grande aceleradora também é acirrada, devido aos altos critérios que ela estabelece. Vale se preparar bem para conseguir conquistar esse importante parceiro comercial.

Fonte: Distrito, ACE Startups, ABStartups