Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

“Consultar CPF” é termo mais buscado pelos brasileiros no tema financeiro

Por| Editado por Claudio Yuge | 20 de Janeiro de 2022 às 15h20

Link copiado!

Divulgação/gov.br
Divulgação/gov.br

Consultar CPF” foi o termo mais buscado pelos brasileiros no universo financeiro em 2021, segundo pesquisa realizada pela plataforma de otimização de buscas Semrush feito a pedido da startup Meu Acerto, fintech de negociação de dívidas.

Segundo o estudo, mais de 1 milhão de pessoas buscaram pelo termo. Em um teste no Google, o Canaltech encontrou alguns termos correlatos sugeridos pelo buscador, como “Consultar CPF Serasa”, "Consulta CPF Receita Federal" e “Consultar CPF SPC”, demonstrando que o público se interessa em saber se o documento está em alguma lista de devedores ou com outros problemas legais e tributários.

Outras expressões em destaque foram “inadimplência”, com um aumento de 49% na média mensal atingida em relação a 2020, totalizando 28 mil buscas por mês, e “negociação de dívidas”, que teve um crescimento de 86%, apesar de render poucas buscas em números absolutos: 3 mil por mês.

Continua após a publicidade

A inadimplência no Brasil alcançou 63,4 milhões de consumidores de acordo com a última edição do Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas no Brasil, publicado pelo birô de crédito Serasa em outubro. No total, o número de dívidas no país atingiu a marca de mais de 213 milhões em outubro, chegando ao valor de R$ 253 bilhões.

As expressões “quitar dívidas” e “recuperação de crédito” tiveram um aumento de 52% e 60% ao mês respectivamente. Já a palavra-chave “educação financeira” passou por um crescimento exponencial de 300% em 2021, além dos termos “liberdade financeira” (50%) e “bem-estar financeiro” (90%).

É possível que a pandemia de covid e a crise financeira dos dois últimos anos tenham contribuído para o aumento da inadimplência, o que levou muita gente a tentar reorganizar sua vida financeira. “Isso nos mostra que as pessoas estão buscando informações para não se endividarem ou para saírem da situação de endividamento que, como sempre faço questão de reforçar, é temporária”, comenta Pedro Lima, economista e coCEO da fintech Meu Acerto.

Continua após a publicidade

Aumento do interesse por assuntos financeiros em números*

  • Consultar CPF - 1,383,333 milhão;
  • Inadimplência - 28,283 mil;
  • Negociação de dívidas - 3,208 mil;
  • Quitar dívidas - 2,483 mil;
  • Recuperação de crédito - 1,750 mil;
  • Educação financeira - 45,792 mil;
  • Liberdade financeira - 5,667 mil;
  • Bem estar financeiro - 209 mil;

* Valores médios mensais