Como é a Octadesk, plataforma de vendas por conversação comprada por R$ 102 mi
Por Márcio Padrão | Editado por Claudio Yuge | 04 de Agosto de 2021 às 16h30
A Locaweb anunciou nesta semana a compra do Octadesk, empresa de vendas via de gestão de conversas — ou conversational commerce, como a tendência é chamada no exterior. A aquisição custou R$ 102 milhões. Mas por que ela vale tanto assim?
- Magalu compra startup Juni, especialista em otimização de taxa de conversão
- Bilionário compra 30% de startup brasileira de plataformas para empreendedores
- BRF compra startup para apostar na carne de laboratório como futuro alimentício
Fundada em 2015 em São Paulo, o Octadesk é uma plataforma software como serviço (ou Software as a Service, SaaS) de atendimento ao cliente voltada para pequenas e médias empresas. Ela faz esse relacionamento em diversas instâncias, como marketing, vendas e atendimento. Trabalha em tempo real e via diversos meios, como WhatsApp, Instagram, chat, e-mail, entre outros.
Como em boa parte da tecnologia atual, o Octadesk também otimiza as conversas com chatbots e inteligência artificial. Para as empresas, a vantagem é tornar o atendimento mais ágil ao responder automaticamente processos mais simples, como por exemplo requisição de segunda via de boletos. Além disso, chatbots "atendem" por 24 horas por dia, durante o ano todo.
Os sócios do Octadesk, Rodrigo Ricco e Leandro Ueda, permanecerão na operação e manterão o autal quadro de funcionários. Também juntarão forças com as equipes das demais unidades de negócios da Locaweb.
“O social commerce e conversational commerce já estão presentes no processo de decisão de compras online de aproximadamente 65% das pessoas ao redor do mundo. Somada às iniciativas já existentes da companhia, o Octadesk trará uma amplitude de soluções para o nosso ecossistema de e-commerce sem precedentes no Brasil”, afirma Fernando Cirne, CEO da Locaweb, sobre a compra da startup.
O Octadesk demonstra forte crescimento neste ano. Afirma gerenciar mais de 3 milhões de conversas entre empresas e consumidores e tem receita anual recorrente de R$ 25 milhões, o que representa um crescimento de aproximadamente 100% ano a ano.