20 curiosidades sobre Eric Yuan: o que sabemos a respeito do criador do Zoom
Por Rui Maciel |
Se você não está fazendo a sua quarentena em uma caverna sem internet, com certeza já deve ter conhecido o Zoom. Até dezembro do ano passado, essa ferramenta de videoconferências era praticamente desconhecida do grande público e contava com modestos 10 milhões de usuários.
No entanto, com a pandemia gerada pela COVID-19, o Zoom viu a sua popularidade explodir a níveis poucas vezes vistos no mercado de Tecnologia. Entre dezembro do ano passado até abril, a plataforma registrou um crescimento de incríveis 2.900% pulando de 10 milhões para mais de 200 milhões de usuários, entre empresas e “civis”. Além disso, a companhia registra, atualmente, mais de 300 milhões de chamadas diárias.
Claro que esse crescimento absurdo não veio impune. Os holofotes em cima do Zoom jogaram luz a diversos problemas de segurança e privacidade da plataforma. E isso fez com que o desenvolvimento de novos recursos da ferramenta fosse interrompido temporariamente, com as atualizações focadas apenas em corrigir suas vulnerabilidades.
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Mas, apesar de todos os problemas, uma pessoa está rindo à toa com o estratosférico crescimento dessa plataforma: e ele atende pelo nome de Eric Yuan - mais conhecido como criador e CEO do Zoom.
Mas o que sabemos sobre o chinês que, de uma hora para outra, passou a controlar uma das maiores empresas de conferências de vídeo do mercado? Confira abaixo 20 curiosidades sobre Yuan:
1. Nascido na cidade de Tai´an, na província chinesa de Shandong, em 1970, Yuan é filho de engenheiros de mineração. Ele é formado em matemática aplicada na Shandong University of Science and Technology e ainda tem um mestrado em engenharia;
2. Desde cedo, Yuan já mostrava aptidão para empreender. Na adolescência, ele coletava materiais de construção para reciclar o cobre e revendê-lo. No entanto, em certa ocasião, ele tentou queimar o material extra em um galinheiro atrás da casa do vizinho e a coisa saiu do controle. O fogo tomou conta do terreno e os bombeiros tiveram de ser chamados para apagar o incêndio. "Meus pais ficaram realmente chateados", afirmou.
3. Yuan trabalhou por quatro anos no Japão. Depois de ouvir um discurso de Bill Gates, ele resolveu empreender no Vale do Silício. Mas, para isso, enfrentou um obstáculo pesado: seu visto para morar e trabalhar nos Estados Unidos foi negado oito vezes pelo Departamento de Imigração do país. Apenas na nona tentativa ele seria aprovado, se mudando para a Califórnia em 1997, aos 27 anos;
4. Enquanto aprendia inglês, Yuan trabalhava em uma startup de videoconferências chamada WebEx. Em março de 2007, ela foi comprada pela gigante Cisco por US$ 3,2 bilhões e Yuan foi incorporado ao quadro de funcionários da sua nova empregadora.
5. Na Cisco, Yuan se tornou vice-presidente corporativo de engenharia. Foi lá que ele teve a ideia de integrar vídeos às plataformas de conferências da companhia. Em 2011, ele apresentou aos seus chefes um protótipo de sistema de videoconferências, que pudesse ser usado em smartphones. A ideia não foi aprovada.
6. Ah sim! Importante mencionar: a ideia de Yuan para criar o Zoom surgiu ainda na China, enquanto ele fazia faculdade. Sua então namorada morava em uma cidade que ficava a 10 horas de trem. Logo, ele queria um programa ou aparelho que criasse uma videoconferência de forma simples e rápida, ao toque de apenas um botão. E que fosse divertido, claro;
7. Ah sim! (parte 2): a namorada da época de faculdade de Yuan, hoje, é sua esposa. E eles têm três filhos- dois meninos e uma menina. A família vive na cidade de Saratoga, Califórnia;
8. “Algum dia, alguém criará algo na nuvem e me matará”, disse Yuan a Bill Tai um investidor de risco que se tornou um dos primeiros a colocar dinheiro na Zoom. Antes de fundar a empresa, ele ficou insistindo na ideia de uma plataforma de videoconferência para o Webex por mais um ano junto aos seus chefes;
9. Ao concluir que a sua ideia de videoconferências nunca seria aprovada na Cisco, Yuan parou de insistir e resolveu sair da empresa para fundar a sua própria, sendo seguido por 40 engenheiros que toparam encarar o desafio. O problema é que Yuan não tinha dinheiro para a empreitada, logo, precisou pedir emprestado para familiares e amigos, até que conseguisse achar investidores que acreditassem na sua ideia. E, finalmente, em junho de 2011, ele fundou a Zoom Video Communications, na cidade de San Jose, na Califórnia.
10. “A Cisco estava mais focada nas redes sociais, tentando criar um Facebook corporativo. Eles cometeram um erro. Três anos depois que saí, eles perceberam que o que eu disse que estava certo”, afirmou Yuan para a revista Forbes em maio do ano passado;
11. E, como acontece em quase todas as startups iniciantes, os integrantes da Zoom precisaram “bater o escanteio e correr para cabecear”. No caso de Yuan, quando algum cliente cancelava o serviço do Zoom, ele enviava pessoalmente um e-mail para a pessoa, tentando entender os motivos do cancelamento. Algumas pessoas, claro, não acreditavam;
12. Eric Yuan não é exatamente um grande fã de viagens, nem mesmo as mais curtas. Para fazer o road show de seu IPO (sigla em inglês para Oferta Pública de Ações, ou seja, quando a empresa se torna pública, oferecendo ações na Bolsa de Valores), ele fez apenas uma, de 80 km, até a cidade de San Francisco. E isso apenas para garantir que os potenciais investidores tivessem o Zoom instalado em seus computadores. Feito isso, ele voltou para o escritório e continuou a trabalhar. Outra das raras viagens foi quando ele precisou ir até Nova York, para o início das operações da empresa na Nasdaq em 2019. Foi apenas a sua oitava viagem de trabalho em cinco anos;
13. Mesmo desconhecida de boa parte do público até o início da pandemia da COVID-19, a Zoom já tinha dezenas de milhares de empresas como clientes, sendo muitas de grande porte, como Uber, Walmart, Capital One e Samsung. A maioria delas usa a versão gratuita do produto, mas quase 400 organizações pagam mais de US$ 100 mil por ano pela versão Premium da plataforma. Hoje, a Zoom tem mais de 50 mil clientes corporativos;
14. O IPO da Zoom ocorreu em 2019 e foi uma das mais bem sucedidos do ano passado, obtendo um valuation inicial de US$ 15,9 bilhões. Hoje, a empresa tem um valor de mercado de US$ 35 bilhões, maior que a Uber, por exemplo;
15. Yuan tem, hoje 19% de participação na Zoom. Apenas nos últimos quatro meses, ele faturou US$ 4 bilhões e sua fortuna atual é estimada em US$ 7,57 bilhões. Sim, ele já está na lista das 500 pessoas mais ricas do mundo feita pela Bloomberg (na 211º colocação). Deve entrar na da Forbes em breve;
16. Eric Yuan é um grande fã de basquete e é apaixonado pelo Golden State Warriors, time da NBA sediado na cidade de Oakland, muito próxima a San Francisco. Tanto que ele abriu espaço para que um dos jogadores do time pudesse ser um investidor da Zoom. A surpresa é que o atleta escolhido não foi uma estrela como Stephen Curry ou Kevin Durant, mas, sim, o ala-armador Andre Iguodala (hoje no Miami Heat). "Tivemos uma ótima conversa sobre como meu jogo se relaciona com o negócio dele, fazendo as pequenas coisas da maneira certa", disse Iguodala a Forbes. O sentimento, ambos dizem, é mútuo: respeito por um profissional que vence colocando a equipe diante do ego;
17. Ao contrário de outros magnatas da Tecnologia, Yuan não tem um estilo de vida chamativo. Para se ter uma ideia, na sede da Zoom, ele sequer tem um escritório próprio. Prefere dividir o espaço com a Chefe de Produtos da companhia (CPO), Oded Gal. Além disso, ele dirige um Tesla, muito provavelmente comprado com desconto, já que a montadora é uma das clientes da Zoom
18. Aliás, o seu estilo de vida frugal (ou pão-duro?) o leva a alguns extremos: ele faz questão de reembolsar a Zoom quando dá a um amigo uma mochila com o logo da empresa;
19. Mesmo com todas as atribuições como o CEO de uma empresa de dezenas de bilhões de dólares, Yuan é considerado um pai presente. Ele é bastante envolvido na carreira de basquete de seu filho mais velho e acompanhava quase todos os jogos. Mas, como ninguém é de ferro, ocasionalmente ele participa de reuniões da sua empresa, dentro do ginásio, enquanto as partidas acontecem;
20. Mesmo bilionário e com uma empresa que já está entre as maiores no setor de videoconferências, as metas de Yuan são ambiciosas. Ele quer conectar o mundo corporativo, como o Facebook fez com as pessoas. “É como uma maratona”, ele já afirmou. “Você está a 8 quilômetros à minha frente, tudo bem. Eu vou correr mais rápido que você”.
Fonte: Forbes, Fortune, Medium, Financial Times, Business Insider, Bloomberg