Publicidade

Versão mais antiga do precursor do MS-DOS pode ser baixada da web

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 03 de Janeiro de 2024 às 08h43

Link copiado!

Reprodução/Freepik
Reprodução/Freepik
Tudo sobre Microsoft

Uma versão antiga do sistema 86-DOS, precursor do MS-DOS, foi descoberta e publicada na web nesta última semana. Segundo o usuário f15sim, que subiu o arquivo no site Internet Archive, a versão 0.1-C é possivelmente a mais antiga do sistema pioneiro que abriu caminho para os computadores pessoais como hoje conhecemos.

Antes dessa versão, o usuário f15sim havia compartilhado a versão 0.34 do sistema operacional — então considerado o mais antigo ainda existente.

O que foi o 86-DOS?

Continua após a publicidade

O 86-DOS foi um sistema operacional de 16 bits desenvolvido pela Seattle Computer Products (SCP) para seu computador baseado no processador Intel 8086 nos anos 1980.

Inicialmente conhecido QDOS (Quick and Dirty Operating System), o sistema foi rebatizado quando a SCP iniciou o licenciamento do produto. Em 1981, o 86-DOS foi usado pela IBM no seu primeiro computador pessoal.

Logo após esse lançamento, a Microsoft adquiriu os direitos do 86-DOS e realizou algumas modificações para criar o MS-DOS (Microsoft Disk Operating System), que se tornou fundamental para o sucesso dos PCs baseados em IBM.

Continua após a publicidade

O MS-DOS era uma parte crucial dos sistemas operacionais da Microsoft até o lançamento do Windows 95, que introduziu uma transição para um ambiente operacional baseado em interface gráfica.

“Nova” versão antiga

A versão 0.1-C do 86-DOS compartilhada no Internet Archive foi lançada em julho de 1980, logo após o sistema mudar de nome em homenagem ao processador da Intel. Ela conta apenas com um pequeno conjunto de utilitários, além de um jogo de xadrez baseado em texto.

O usuário NTDEV publicou no YouTube um vídeo que apresenta os arquivos existentes no sistema operacional e uma demonstração do tal jogo de xadrez por comandos de texto.

Continua após a publicidade

Você também pode baixar o 86-DOS pelo Internet Archive e executar o sistema com o emulador SIMH.