Saiba o que é e o que fazer para remover o Wajam do seu computador

Por Gabriel Corrêa

Se suas buscas em sites como Google, Amazon e eBay estão retornando resultados vinculados ao Facebook, Twitter, Google+ ou Linkedin, então você pode estar lidando com o Wajam. Esse aplicativo pode ter sido instalado na sua máquina sem o seu consentimento, principalmente se você instalou algum outro software clicando sempre em “Next”, sem ler aquilo que era mostrado nas telas de instalação.

O Wajam instala um plugin que age em todos os navegadores instalados no seu computador, fornecendo, a cada busca, resultados vinculados às suas redes sociais. O perigo é que ele pode pegar as informações contidas no seu Facebook, por exemplo, e usar da forma que bem entender. Por isso, se você se deparar com ícones das redes sociais aparecendo nos principais sites de busca, é melhor desinstalar o Wajam do computador.

Desinstalar o Wajam não é nenhuma tarefa complicada. Ele pode ser encontrado na listagem de programas instalados no computador ao acessar o menu Iniciar, clicar em Painel de Controle e depois em Desinstalar um programa. Mas, para garantir a remoção completa desse aplicativo, recomendamos o uso de um programa que irá auxiliar em todo o processo, o Revo Uninstaller.

Após instalado, abra o Revo Uninstaller e localize o Wajam na listagem de programas. Clique na opção “Desinstalar”, localizada na parte superior da janela do software.

Na janela que aparece, confirme o seu desejo de desinstalar o Wajam clicando em “Sim”. Após, selecione o módulo de desinstalação “Avançado” e clique em “Avançar”.

Espere um pouco e uma janela do Wajam aparecerá. Clique em “Next” para prosseguir com a desinstalação. Depois, escolha a opção “I didn’t intend to install Wajam” e clique em “Uninstall”. A desinstalação padrão do Wajam irá ser concluída e terá início a desinstalação avançada feita pelo Revo Uninstaller.

Na janela que aparece, clique em “Avançar”. O Revo Uninstaller irá verificar informações de sobras do Wajam no computador. Clique em “Avançar” novamente e uma janela mostrará os resquícios do software que ainda estão armazenados na sua máquina. Selecione a opção encontrada e clique em “Excluir”. Confirme a exclusão e depois em “Avançar”

Concluindo a desinstalação no Google Chrome

Caso você use o Google Chrome, o Wajam ainda pode aparecer na página inicial. Se esse for o caso, o recomendável é acessar as configurações do navegador, clicar em “Mostrar configurações avançadas…”, no rodapé da página, e, em seguida, clicar em “Redefinir configurações”. Um aviso aparecerá informando que o Google Chrome irá restaurar algumas opções, como a página inicial, a página “Nova guia”, entre outras. Clique em “Redefinir” e depois feche o navegador. Ao abri-lo novamente, a página inicial não voltará a exibir o Wajam.

Pronto! Suas pesquisas não devem mais apresentar resultados vinculados às redes sociais, já que o Wajam foi completamente removido do computador.