Qual a origem do meme "Meu Deus, meu Senhor, me ajuda, por favor"?

Qual a origem do meme "Meu Deus, meu Senhor, me ajuda, por favor"?

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 12 de Maio de 2022 às 14h08
Alveni Lisboa/Canaltech

Ao dar play no vídeo você se depara com um peixinho amarelo cantando: "meu Deus, meu Senhor, me ajuda, por favor". Esse meme tomou a internet nos últimos dias e muita gente não sabe de onde surgiu nem quando usá-lo corretamente.

A brincadeira está bombando no Twitter, no TikTok e no Instagram e envolve uma espécie de pedido de ajuda em algo complicado. Muita gente está usando o meme do peixinho amarelo para brincar com dificuldades na escola ou na faculdade, para enfrentar um dia de trabalho ou para ter paciência de lidar com aquela pessoa insuportável.

De onde veio o peixinho amarelo?

O simpático peixe vem do jogo Stupid Invaders, do gênero Point and Click, lançado para Windows em 2000, praticamente desconhecido até dos jogadores mais assíduos. No game, o peixe canta em inglês algo completamente diferente: "don't pee on the floor, use the commodore".

Em uma tradução livre, a música seria: "não faça xixi no chão, use o commodore" — aqui, o termo "commodore" equivale a "comadre", um tipo de penico. O peixinho amarelo só ganhou a fama agora, mais de 20 anos após o game, quando usuários do Reddit decidiram ressuscitar a figura nos fóruns. Não demorou muito para a brincadeira se popularizar lá fora e ganhar uma versão abrasileirada.

E a música "meu Deus, meu Senhor, me ajuda, por favor"?

No Brasil, a cantoria do peixe é embalada por um remix da música Zap Zap, criada em 2014 por Mr. Galiza. Em determinado trecho, o autor fala a célebre frase: "meu Deus, meu Senhor, me ajuda, por favor".

Curiosamente, o refrão da canção fala sobre o WhatsApp: Galiza está pedindo para Deus ajudá-lo a largar o "vício do Zap". A música é do gênero arrocha (pagode baiano) e não estourou nacionalmente quando foi lançada, mas começou a ganhar impulso agora, graças ao meme do peixe.

O negócio está tão popular que até a Netflix Brasil pegou carona na trend do momento para falar sobre o excesso de séries para assistir. O autor da música compartilhou o momento em seu Instagram e agradeceu o carinho dos fãs:

Diferentemente da versão animada original, o meme do peixe amarelo tem uma conotação um pouco mais triste. O apelo de ajuda está crescendo na web e já tem até usuário que aposta no hit Zap Zap como a música do carnaval 2023. Será?

Se algo abalar você, não hesite de mandar um: "Meu Deus, meu Senhor, me ajuda, por favor"!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.