Publicidade

Photoshop comemora 30 anos e investe em novas ferramentas com IA

Por| 19 de Fevereiro de 2020 às 19h20

Link copiado!

Photoshop comemora 30 anos e investe em novas ferramentas com IA
Photoshop comemora 30 anos e investe em novas ferramentas com IA
Tudo sobre Adobe

Completando 30 anos, o Photoshop já é há muito tempo sinônimo para editor de fotos, e segue em alta como uma das mais relevantes ferramentas para edição de imagens, principalmente entre os usuários profissionais. De acordo com o diretor de produtos da Adobe, Scott Belsky, são cerca de 20 milhões de usuários ativos mensais - isso só no Photoshop Express.

Depois de lançar seu aplicativo para iPad no ano passado - o que foi um sucesso -, a empresa, agora, pretende expandir ainda mais sua presença em plataformas móveis, e investe em Inteligência Artificial (IA). Além disso, a empresa lançou recentemente o Fresco, que é um aplicativo de pintura para usuários do iOS que também desenvolve tecnologias que detectam se uma foto foi ou não manipulada.

No momento, em comemoração das três décadas de existência do Photoshop, a Adobe apresenta novos recursos com IA tanto para a versão desktop quanto para o app do iPad, a partir do mecanismo Sensei da empresa, lançado em 2016.

Continua após a publicidade

Confira as novidades

Para os usuários de desktop, a empresa deve lançar, em breve, a opção de preenchimento com reconhecimento de conteúdo para vários objetos de uma só vez. Esse recurso permite remover objetos e preencher o espaço com o fundo atual, com base na sua seleção. Por exemplo, na figura abaixo, é possível remover a folha verde da casquinha de sorvete e, automaticamente, inserir nessa área o fundo do sorvete de cor rosa.

Continua após a publicidade

O programa da Adobe também lança uma função aprimorada de desfoque de lente que suporta fotos com o mapa de profundidade. O novo recurso depende da GPU e não da CPU para processamento e, supostamente, oferecendo uma sensação mais realista.

Em comparação ao uso no desktop, os usuários do Photoshop para iPad também irão obter uma ferramenta de seleção de objetos. A ferramenta Sensei seleciona automaticamente objetos com base em sua seleção geral através de IA. Além disso, esses usuários ganharão o modo escuro no aplicativo.

Até o momento, a empresa não informou quando as novidades serão disponibilizadas.

Aprenda alguns truques no Photoshop:

Continua após a publicidade

Primeira versão do Photoshop

Criado pelos irmãos John Knoll, que trabalhava na Industrial Light & Magic, e Thomas Knoll, um estudante de computação, o Photoshop foi lançado oficialmente em 19 de fevereiro de 1990. Embora o layout da interface para o usuário e a barra de ferramentas da época pareçam bastante semelhantes aos de hoje, o Photoshop só introduziu o recurso de camadas quatro anos após o lançamento.

Como recordar também é viver, confira a primeira versão do software para edição de fotos em um computador Macintosh, em inglês:

Continua após a publicidade

No vídeo, John Knoll recria a primeira demonstração que fez com o Photoshop. O curioso é que, na gravação, Knoll também (re)edita a primeira imagem photoshopada do mundo - sim "photoshopar" já é usado como verbo -, que é uma foto de sua esposa em Bora Bora, uma Ilha na Polinésia Francesa.

Fonte: The Next Web e The Verge