Criando o efeito de perda de foco com o filtro "Desfoque Gaussiano" no Photoshop

Por Sérgio Estrella

Desfoque é o termo usado para definir uma imagem sem foco, que por sua vez é o ponto onde os raios de luz originários de um ponto no objeto convergem. Quando uma imagem não possui foco, ela perde definição, fica "embaçada" ou "borrada", e os detalhes são difíceis de distinguir. Porém, na fotografia, o desfoque pode ser usado para criar efeito de profundidade e conferir importância ao plano que ficou em foco.

Neste tutorial, vamos aprender a utilizar o filtro "Desfoque Gaussiano" do Photoshop, usado para obter este tipo de efeito. Para isso, acompanhe nosso passo a passo abaixo.

Passo 1: abra a imagem no Photoshop

Inicie o Photoshop e abra a imagem em que você deseja aplicar o filtro através do comando "Arquivo"

Tutorial Símbolo 1
> "Abrir"
Tutorial Símbolo 2
(ou File > Open, em inglês)
. Você também pode utilizar o atalho de teclado “Ctrl + O” para este comando.

Photoshop Abrir

Selecionando o comando "Abrir" no Photoshop.

Localize em seu computador a imagem desejada e clique em “Abrir”. A imagem que vamos utilizar neste tutorial é a seguinte:

Imagem Exemplo Desfoque Gaussiano

Passo 2: acessar o filtro "Desfoque Gaussiano"

Agora que selecionamos a imagem, vamos abrir o filtro "Desfoque Gaussiano" através do comando de menu "Filtro"

Tutorial Símbolo 1
> "Ruído"
Tutorial Símbolo 2
> "Desfoque Gaussiano..."
Tutorial Símbolo 3
, (ou Filter > Blur > Gaussian Blur, se você utilizar a versão em inglês).

Menu Desfoque Gaussiano

Selecionando o comando de menu "Desfoque Gaussiano" em "Filtro" > "Desfoque" no Photoshop.

Passo 3: configurando a desfocagem gaussiana

Você será apresentado à caixa de diálogo do comando "Desfoque Gaussiano".

Diálogo Gaussian Blur

Caixa de diálogo "Desfoque Gaussiano".

Nesta janela, será possível ajustar a desfoque da imagem através das seguintes opções:

  • Raio
    Tutorial Símbolo 1
    (ou Radius, em inglês): determina a força do desfoque. O raio é medido em pixels, ou seja, é a quantidade de pixels em que cada pixel se espalhará após a aplicação do filtro. Quanto maior o número, mais desfocada a imagem ficará.
  • Não se esqueça de deixar a caixa de seleção "Visualizar"
    Tutorial Símbolo 2
    (Preview, em inglês) marcada para ver os resultados dos ajustes na imagem em tempo real. Clicando e arrastando sobre a caixa de visualização, você poderá mover a imagem, e clicando sobre o botão + ou - você poderá aplicar zoom à ela.

Em nossa imagem de exemplo, o resultado da aplicação de desfoque foi este:

Resultado Desfoque Gaussiano

Na imagem acima, aplicamos o desfoque gaussiano com raio de 7.0 pixels.

Assim que fizer todos os ajustes e ficar satifeito com o resultado pré-visualizado, clique no botão OK para fechar a caixa de diálogo "Desfoque Gaussiano" e aplicar o ajuste. Não se esqueça de salvar as alterações na imagem através o comando de menu "Arquivo" > "Salvar", (ou File > Save, em inglês). Você também pode utilizar o atalho de teclado “Ctrl + S” para este comando.

Indo além: aplicando desfoque gaussiano somente no plano de fundo

Para certos tipos de imagens, com fundo complexo e cheio de detalhes, aplicar o filtro "Desfoque Gaussiano" no plano de fundo pode ajudar a trazer destaque ao primeiro plano. Para obter este efeito, utilizaremos o método da Ferramenta Seleção Rápida, como visto no tutorial sobre a troca de fundo de imagens. Vamos repetir o Passo 1 e localizar a imagem para remoção do fundo. Para exemplificar este método, utilizaremos a seguinte imagem:

Imagem Exemplo Troca Fundo 2

Passo 2: acessando a "seleção rápida"

Selecione a “Ferramenta Seleção Rápida” (“Quick Selection Tool”, em inglês) na caixa de ferramentas do Photoshop. Caso esta não seja a ferramenta padrão no botão indicado, você pode acessá-la posicionando o mouse e segurando o clique sobre a "Ferramenta Varinha Mágica" até surgir o menu com mais ferramentas de seleção, e então selecionar a Ferramenta Seleção Rápida no menu Tutorial Símbolo 2. Você também pode usar a tecla "W" do teclado para alternar entre os 2 tipos de ferramentas até ativar a indicada.

Tutorial Símbolo 1
Tutorial Símbolo 2
Ferramenta Seleção Mágica

Passo 3: configurando a "seleção rápida"

Agora que a Ferramenta Seleção Rápida foi selecionada, precisamos ajustar o tamanho do pincel, pois esta ferramenta utiliza pinceladas para identificar as áreas de seleção. Para isso, utilizaremos a barra de opções de ferramenta do Photoshop, localizada no canto superior esquerdo da janela do aplicativo.

Opções Ferramenta Seleção Rápida

Nesta barra de ferramentas, é possível personalizar o diâmetro e dureza do pincel de seleção . Ao clicar neste botão, você verá as opções "Tamanho", que determina o diâmetro da pincelada, e "Dureza", que determina o esfumaçamento da pincelada. Neste exemplo, colocaremos um tamanho que permita que o pincel passe por todas as áreas do fundo sem atingir os elementos que não devem desfocar - no caso, o primeiro plano. Também temos a opção "Melhorar automaticamente" Tutorial Símbolo 5 que processa a seleção criada para aumentar a precisão – recomendamos ativar esta opção.

Tutorial Símbolo 4
Tutorial Símbolo 5

Conforme você pincelar as áreas do fundo da imagem com a ferramenta, a seleção vai se expandindo. Mesmo após pincelar, você poderá adicionar mais áreas de seleção utilizando o modo de adição (ou segurando a tecla "Shift" do teclado enquanto pincelar). Caso alguma área não desejada seja coberta pela seleção, utilize o modo de subtração Tutorial Símbolo 3 (ou segurando a tecla "Alt" do teclado enquanto pincelar) para pincelar e excluir partes da seleção. O modo "nova seleção" Tutorial Símbolo 1 permite mover a seleção criada ou criar outra do zero. Neste exemplo, vamos utilizar a ferramenta para pincelar a área do fundo e adicionar à seleção as áreas que estão entre as duas pessoas da foto.

Tutorial Símbolo 2
Tutorial Símbolo 3
Tutorial Símbolo 1
Ferramenta Seleção Rápida Pincelada

Selecionando o plano de fundo da imagem com a Ferramenta Seleção Rápida.

Passo 3: aplicando o desfoque gaussiano sobre a seleção

Com o fundo completamente selecionado, é hora de aplicar o filtro "Desfoque Gaussiano" da mesma forma que fizemos anteriormente. O resultado que teremos com este exemplo (utilizaremos também o raio de 7.0 pixels), é o seguinte:

Resultado 2 Desfoque Gaussiano

Desfoque gaussiano aplicado somente ao plano de fundo da imagem.

Utilize o método que melhor atender às suas necessidades e à complexidade do fundo da imagem escolhida, mas não se esqueça de salvar (Arquivo > Salvar - ou "Ctrl + S") as alterações na imagem ao final do processo para utilizá-la com o fundo desfocado. Se quiser saber mais sobre os diferentes tipos de desfocagem, veja nosso tutorial com o filtro "Desfoque Radial".

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.