Publicidade

O que é e como funciona o modo avião

Por| Editado por Bruno Salutes | 01 de Dezembro de 2020 às 21h20

Link copiado!

André Magalhães/Canaltech
André Magalhães/Canaltech

O modo avião é um recurso presente em celulares e outros dispositivos móveis para interromper as funções sem fio do aparelho. Também chamado de "modo offline" ou "modo voo", é uma função desenvolvida para permitir o uso desses dispositivos em aviões, apesar de possuir aplicações em outros cenários do cotidiano. Nos celulares, pode ser ligado através do painel de controle das interfaces.

Modo avião: como funciona

Continua após a publicidade

Quando ativo, o modo avião desabilita todas as funções sem fio de um aparelho. Isso inclui o acesso aos dados móveis, Wi-Fi e a possibilidade de fazer ligações e enviar mensagens de texto. A funcionalidade existe como uma medida de segurança para voos, evitando que os sinais emitidos com radiofrequência causem interferência nos sistemas de comunicação de aviões.

Nesse caso, o modo avião tem duas vantagens para o usuário. A primeira é que desativa todas as funções de uma vez, sem a necessidade de desabilitar uma por uma. A segunda é que permite que os aparelhos continuem ligados durante a viagem. Dessa forma, é possível acessar conteúdos offline, jogar jogos e reproduzir filmes e músicas armazenadas na memória do dispositivo.

Entretanto, o uso de dispositivos móveis é cada vez mais ampliado durante voos. Algumas companhias aéreas chegam a oferecer redes próprias de Wi-Fi para seus passageiros – o Wi-Fi é um dos recursos que podem ser ativados mesmo com o modo avião ligado. O GPS e o Bluetooth também podem continuar ligados.

Continua após a publicidade

Modo avião em voos no Brasil

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) regulamentou sobre o modo avião na Instrução Suplementar Nº 91.21-001, de 29 de outubro de 2014. O documento informa que o uso de dispositivos eletrônicos portáteis é proibido, "a menos que os operadores verifiquem que não causem interferência nos sistemas de comunicações e de navegação da aeronave em que serão utilizados".

Nesse caso, cabe à operadora aérea informar aos passageiros em quais circunstâncias os dispositivos podem ser usados. Isso envolve a fase do voo na qual o uso é permitido, entre decolagem, voo e aterrissagem; em quais locais os aparelhos podem ser acomodados e qual a configuração necessária para utilizar – o que envolve o modo avião. Essas informações precisam ser repassadas por anúncios da tripulação e nos cartões contendo as instruções de segurança.

Modo avião: vantagens do uso

Continua após a publicidade

Você não precisa estar dentro de um avião para utilizar o modo, que possui aplicações no cotidiano. É uma alternativa para economizar a bateria: por suspender algumas funções de grande consumo, como o uso de dados móveis, pode ser ligado em situações de emergência. Isso também acelera o carregamento, por conta do uso reduzido.

Se estiver jogando um game offline com anúncios, o modo avião pode ser uma opção para escondê-los. Isso acontece porque os apps precisam de conexão com a internet para exibir as propagandas. Além disso, pode funcionar como uma ferramenta para evitar distrações, retirando a conexão com redes sociais e apps de mensagens.

Continua após a publicidade

Você já precisou utilizar o modo avião no seu celular? Comente a experiência!

Fonte: Anac