Mais uma opção ao Windows 11: Ubuntu 25.10 chega em breve com mais segurança
Por Bruno De Blasi |

A versão Beta do Ubuntu 25.10 já está entre nós! Liberada nesta sexta-feira (19), a nova geração da distribuição Linux reforça os mecanismos de segurança, traz algumas mudanças no visual e conta com novos aplicativos padrões.
- Seu PC não suporta o Windows 11? 5 distribuições Linux que você precisa conhecer
- O que é distribuição Linux? Entenda como funcionam os sistemas operacionais
O pacote experimental dá sequência ao ciclo semestral de atualizações da distro mantida pela Canonical, com estreias em abril e outubro de todos os anos. Dessa vez, a segunda edição de 2025 será liberada próximo ao fim do suporte ao Windows 10, e oferece mais uma opção para computadores que não são compatíveis com o Windows 11.
Parte da evolução se concentra em um reforço para aumentar a segurança do sistema operacional, segundo o portal OMG! Ubuntu. É o caso do suporte ao chip TPM, que garante a criptografia do disco e agora conta com uma opção para recuperar a chave de desbloqueio pela central de segurança.
A Canonical também otimizou as opções para ativar a criptografia com o módulo de segurança. Assim, fica mais fácil habilitar o chip ao instalar o Ubuntu no computador. Já o comando “sudo”, que garante permissão de administrador para baixar e remover apps, fazer modificações no sistema e afins, agora é baseado em Rust, reforçando a proteção do dispositivo.
Na nova geração, a distro será baseada na versão 6.17 do kernel Linux e terá suporte aos novos drivers de placa de vídeo da Nvidia.
Novos apps e mudança no visual
Ainda que seja uma atualização mais incremental, a edição 25.10 terá novos apps padrão. É o caso do Loupe para visualizar arquivos de imagem e o terminal Ptyxis. Além disso, graças ao GNOME 49, haverá novas animações e melhorias no HDR.
O Ubuntu 25.10 também será entregue com novos ícones e uma atualização em outros elementos da interface gráfica garantidos pela atualização do tema Yaru.
Demais melhorias se concentram na nova interface para o atalho “Abrir no terminal” e em recursos internos do sistema operacional para garantir melhor desempenho e mais segurança.
Prevista para outubro, o Ubuntu 25.10 terá suporte até julho de 2026. As imagens da versão Beta estão disponíveis para download gratuito no site da Canonical (releases.ubuntu.com).
Confira outras matérias do Canaltech:
- 5 distribuições de Linux que vão fazer você abandonar o Windows
- Android é Linux? Entenda essa questão de uma vez por todas
- Quem criou o Tux? A história do pinguim mascote do Linux
VÍDEO: "Porque ninguém fala do fechamento do Android? (...)"
Fonte: OMG! Ubuntu