Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Linguagem de programação "meme" criada na Índia viraliza na internet

Por| Editado por Claudio Yuge | 23 de Março de 2022 às 21h20

Link copiado!

Reprodução/lmonk72/Pixabay
Reprodução/lmonk72/Pixabay

Entusiastas de linguagens de programação nas redes sociais andam bem animados com um código específico de origem indiana: a Bhailang. O motivo? "Bhai" é a palavra hindi para irmão, tornando essa linguagem, em uma tradução bem livre, uma linguagem de “bros”.

A Bhailang foi criada por dois desenvolvedores indianos, Rishabh Tripath, da empresa Groww, e Aniket Singh, da Amazon. Ambos afirmam, no site oficial do projeto, que a ideia para a criação desse código veio de piadas internas entre os dois.

A linguagem, baseada em JavaScript, tem uma sintaxe toda baseada na palavra "Bhai", com todos os comandos, até mesmo o de abertura e encerramento dos programas, incluindo o termo. O que muda, entre cada função, é que diferentes expressões locais hindi são utilizadas em conjunto, proporcionando diferentes resultados.

Continua após a publicidade

Por exemplo, em vez de falso ou verdadeiro, as palavras hindu "sahi” (correto) e “galat” (errado) são utilizadas para denotar condicionais. Da mesma forma, uma variável é declarada pela expressão "bhai ye hai" (esse é o irmão).

A sintaxe simpática da linguagem, que remete bastante a alguns exemplos de códigos esotéricos, acabou fazendo ela cair na graça de programadores usuários de redes sociais. Uma rápida pesquisa no Twitter, por exemplo, mostra várias postagens animadas sobre a tecnologia.

Continua após a publicidade

A linguagem, junto de um ambiente de teste e documentação de suas funções, podem ser acessadas pelo site oficial do projeto. Mas frisamos que, pelo menos agora, ela só é uma divertida curiosidade do mundo dos desenvolvedores — mas, do jeito que a internet é, nada impede que no futuro ela possa se tornar um importante código no mercado.

Fonte: TimesNowNews, IndiaTimes