Publicidade

HarmonyOS poderá superar número de usuários do iOS na China, afirma site

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Janeiro de 2024 às 07h37

Link copiado!

Reprodução/Huawei
Reprodução/Huawei
Tudo sobre Huawei

O site de análise do mercado de tecnologia TechInsights publicou um novo relatório, através do South Morning China Post, no qual afirma que o HarmonyOS poderá superar o iOS em 2024 como o segundo sistema operacional com mais usuários na China. A projeção é baseada no sucesso de vendas da linha Huawei Mate 60, que segue em alta procura pelos consumidores no país.

A sugestão de que uma linha de aparelhos poderá levar o sistema operacional da Huawei a ultrapassar o iOS na China é bastante surpreendente, especialmente ao se analisar os números mais recentes da região.

Divisão do mercado chinês

Continua após a publicidade

De acordo com os dados de dezembro de 2023 do StatCounter, o Android ainda reina absoluto no maior país da Ásia Oriental, presente em 77,17% dos celulares. Já o sistema operacional da Apple aparece em segundo lugar com 22,37% do market share.

Isso significa que o HarmonyOS e outras plataformas somam atualmente menos de 1% do mercado chinês. Ao olhar esse cenário, parece improvável que o sistema operacional da Huawei seja capaz de um salto tão expressivo na base de usuários a curto ou médio prazo.

Porém, o site TechInsights destaca que o lançamento do Mate 60 Pro, em agosto do ano passado, provocou uma “onda de fervor patriótico entre os chineses” com alta procura pelo aparelho —  a ponto de a fabricante sofrer com problemas de fornecimento devido à escassez de chipsets Kirin 9000.

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

HarmonyOS Next

Outro fator que pode contribuir para essa projeção do market share chinês é o lançamento do sistema operacional “puro” da Huawei, o HarmonyOS Next.

Em novembro, a gigante chinesa confirmou que o novo SO não terá suporte para apps de Android — uma estratégia para provocar a concorrência e posicionar a marca como um ecossistema alternativo dentro do território chinês.

Essa decisão fez muitas empresas de tecnologia do país iniciarem uma busca por desenvolvedores experientes no sistema HarmonyOS para preparar versões de seus aplicativos que sejam compatíveis com o próximo sistema da Huawei.

Continua após a publicidade

Se a estratégia for bem-sucedida, o HarmonyOS Next poderá conquistar uma fatia do público que hoje utiliza o Android no país, e assim aumentar a base de usuários a ponto de alcançar os números do iOS.

O novo sistema operacional deverá ser lançado ainda neste primeiro trimestre de 2024 pela Huawei.

Fonte: South Morning China Post