Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Versões globais de celulares Huawei terão suporte a apps de Android

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Novembro de 2023 às 12h44

Link copiado!

Edowoo/Visual Hunt
Edowoo/Visual Hunt
Tudo sobre Huawei

Uma semana após o anúncio sobre o fim do suporte a apps do Android no sistema operacional HarmonyOS Next, a chinesa Huawei esclareceu que os aparelhos no mercado internacional continuarão tendo esse suporte e vão seguir com a EMUI, versão “ocidental” do sistema da fabricante com base no Android Open Source Project (AOSP).

O anúncio da Huawei tranquiliza os consumidores fora da China que têm ou planejam ter um aparelho da fabricante e se preocuparam com a declaração de que o próximo sistema operacional — a ser lançado no começo de 2024 — não permitiria instalar aplicativos Android.

EMUI no mercado global

Continua após a publicidade

A companhia informou que o HarmonyOS Next, o seu SO “puro”, não será distribuído para aparelhos fora da China. Em vez disso, os celulares e tablets no mercado global vão continuar rodando com a interface tradicional da marca, baseada no sistema do Google.

Nessa versão, os serviços Google não estão disponíveis, devido ao bloqueio imposto pelo governo dos Estados Unidos, mas há suporte para aplicativos Android, bem como para os serviços Huawei (HMS). Além disso, o sistema permite o acesso de apps através de arquivos APK.

Apesar da ausência dos serviços da Gigante da Web (e consequentemente da Play Store), a Huawei conta com uma comunidade de desenvolvedores de aplicativos focados em garantir o funcionamento de apps Android de lojas de terceiros em seus aparelhos.

HarmonyOS Next só na China

Continua após a publicidade

Enquanto a Huawei garante a EMUI no mercado global, a Huawei deve lançar o HarmonyOS Next na China no primeiro trimestre de 2024, com atualização para todos os modelos de aparelhos da fabricante. O SO abre mão do suporte a apps Android e terá sua própria biblioteca: em vez de APKs, terá arquivos HAP.

Esse anúncio aumentou a procura local por desenvolvedores de aplicativos com domínio do sistema HarmonyOS, já que diversas empresas e fornecedoras de serviço na China estão se vendo obrigadas a preparar versões de seus apps para o novo sistema.

Mesmo dentro do mercado chinês, a transição para o HarmonyOS Next deverá ser gradual já que muitas pessoas ainda utilizam apps Android.

Continua após a publicidade

Por sua vez, a Huawei não divulgou como será o lançamento do novo sistema operacional e se oferecerá alternativas com suporte à biblioteca Android para os consumidores chineses por algum tempo.