Publicidade

Google confirma: "AirDrop do Android" chegará a mais celulares

Por  • Editado por Bruno De Blasi |  • 

Compartilhe:
Gabriel Furlan Batista/Canaltech
Gabriel Furlan Batista/Canaltech

O Google confirmou que a interoperabilidade entre o Quick Share e o AirDrop, da Apple, deixará de ser exclusiva da linha Pixel. A funcionalidade será expandida para outros dispositivos Android ainda neste ano.

A confirmação veio do vice-presidente de engenharia da plataforma Android, Eric Kay, durante um evento da empresa em Taipé, no Taiwan. Segundo o executivo, após validar a tecnologia, a empresa agora trabalha com parceiros para levar o recurso ao restante do ecossistema "muito em breve".

Fim da exclusividade

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Lançada no ano passado, a ferramenta permite a troca rápida de arquivos entre Android e iPhone, mas estava restrita à série Pixel 10

A mudança na distribuição do recurso já era esperada, visto que o Google transformou a extensão do Quick Share em um aplicativo completo na Play Store, desvinculando-o de componentes do sistema exclusivos do Pixel.

Embora a empresa não tenha listado quais aparelhos receberão a novidade primeiro, a Qualcomm já havia sinalizado que trabalhava para habilitar o suporte em celulares com processadores Snapdragon. A fabricante Nothing é, até o momento, a única a confirmar oficialmente que trabalha para trazer o recurso aos seus telefones.

De olho nos usuários de iPhone

A expansão faz parte de uma estratégia maior do Google para facilitar a migração de usuários de iPhone para o Android, atacando um dos principais pontos de retenção da Apple.

Além do compartilhamento de arquivos, a empresa promete melhorias na transferência de dados antigos durante a troca de aparelho, visando garantir que o usuário mantenha todas as suas informações ao mudar de sistema. 

Vale lembrar que, em dezembro, Google e Apple confirmaram uma colaboração para tornar a alternância entre os sistemas operacionais mais fluida.

Veja também:

Continua após a publicidade

Ouça o Podcast Canaltech:

Fonte: Android Authority