Publicidade

Google anuncia o KataOS, sistema operacional para dispositivos inteligentes

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 17 de Outubro de 2022 às 11h30

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech
Tudo sobre Google

O Google anunciou o lançamento de uma prévia do KataOS, um sistema operacional criado para rodar em dispositivos inteligentes. O software foi pensado para ofecer suporte a dispositivos incorporados em ambientes executando aprendizado de máquina com muito mais segurança que os modelos baseados em apps.

O KataOS é voltado para a proteção total da integridade, construído na linguagem de programação Rust sobre o microkernel seL4. A arquitetura de CPU RISC-V, usada em microcontroladores que processam imagens ou em servidores, será a principal beneficiada pelo novo sistema. Para o lançamento inicial, o Google pretende usar a emulação QEMU para executar o sistema ARM de 64 bits padrão.

O seL4 foi a escolha do Google porque o microkernel coloca a segurança em primeiro lugar, algo que ajuda a trazer confiabilidade, integridade e disponibilidade. Segundo o blog oficial, isso permitirá "fornecer componentes de sistema definidos estaticamente e analisáveis".

Continua após a publicidade

Os desenvolvedores explicam que o KataOS protege a privacidade do usuário porque é logicamente impossível que aplicativos violem as proteções de segurança de hardware do kernel. Já os componentes do sistema, alega o Google, são "comprovadamente seguros".

A escolha da linguagem de programação Rust também foi proposital para proteger o sistema. Isso porque o código elimina classes inteiras de bugs, como off-by-one e estouro de buffer. Após anos de relutância de Linus Torvalds, o Rust foi introduzido no kernel do Linux 6.1 justamente para minimizar os erros e tornar o sistema mais seguro.

KataOS pode trazer melhorias para dispositivos inteligentes

Continua após a publicidade

Uma versão antecipada foi disponibilizada no GitHub com o coração do KataOS, incluindo os frameworks do Rust, um servidor root alternativo — necessário para o gerenciamento dinâmico de memória — e as modificações do kernel para seL4. O Project Sparrow, como era anteriormente conhecido, ainda permanecerá em constante desenvolvimento para otimizar a experiência.

Internamente, o KataOS também é capaz de executar dinamicamente aplicativos de terceiros construídos fora da estrutura CAmkES. No momento, o código no Github não inclui os componentes necessários para executar esses aplicativos, mas o Google pretende adicionar tais recursos em uma atualização futura.

Com a humanidade cada vez mais cercada de aparelhos inteligentes, que coletam e processam informações sobre a sua casa ou trabalho, é fundamental evitar o vazamento de informações. Os dispositivos precisam ter severas medidas de segurança para manter dados sensíveis protegidos de terceiros, como imagens das pessoas, gravações das falas e outras informações perigosas que não podem cair nas mãos de criminosos.

O KataOS pode ser o primeiro passo nesse sentido. Não há uma interface gráfica para ser mostrada, mas é o funcionamento por debaixo do capô é suficiente para proteger as pessoas, ao menos por enquanto.