Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Linus Torvalds confirma Rust no kernel do Linux 6.1

Por| Editado por Claudio Yuge | 21 de Setembro de 2022 às 18h20

Link copiado!

Montagem: Matheus Bigogno/Canaltech
Montagem: Matheus Bigogno/Canaltech

O criador do Linux, Linus Torvalds, anunciou no último domingo (19) que a linguagem de programação Rust vai entrar no kernel do sistema operacional a partir do Linux 6.1. A novidade tem sido aventada pelo menos desde a Linux Plumber Conference de 2020, em que os desenvolvedores começaram a considerar o uso de Rust para o novo código inline do sistema operacional.

O Google, que dá suporte ao Rust para o desenvolvimento de projetos para o Android, que não deixa de ser uma distribuição do Linux, começou a pressionar para que a linguagem estivesse no kernel do sistema de código aberto pelo menos desde abril de 2021.

"Nós sentimos que o Rust está pronto para se juntar ao C como uma linguagem prática para implementar o kernel”, escreveu, à época, o programador brasileiro Wedson Almeida Filho, que trabalha no Google, integrando a equipe de desenvolvimento para Android. “Ele pode nos ajudar a reduzir o número de possíveis bugs e vulnerabilidades de segurança”, prosseguiu.

Continua após a publicidade

Rust no Linux: um tema polêmico

Cerca de um ano e meio depois, após muita negociação, parece que finalmente os principais desenvolvedores do kernel Linux foram convencidos de que realmente era uma boa ideia. Havia ressalvas, por exemplo, em relação a necessidade de diversas extensões que não são padrão da linguagem para que ela funcione adequadamente no sistema operacional.

Estima-se que seja necessário instalar mais de 70 extensões no Rust para que ele possa funcionar adequadamente. Porém, de acordo com Linus Torvalds, isso não é um problema, já que mesmo a linguagem C, por padrão, precisa que sejam usadas exceções para funcionar de forma adequada, e isso tem apresentado um bom resultado há algumas décadas.

As questões foram discutidas durante o Linux Kernel Keepers Summit, um evento restrito para poucos convidados. Na conferência, foi concluído que Rust funciona bem no Clang, que é o front-end do compilador da família de linguagem C. “Clang funciona, então mesclar Rust provavelmente ajudaria e não prejudicaria o kernel", disse Torvalds.

Continua após a publicidade

Fonte: ZDNet