Publicidade

FurMark  2.0 | Ferramenta de benchmark recebe atualização após 15 anos

Por| Editado por Jones Oliveira | 18 de Setembro de 2023 às 17h10

Link copiado!

Geeks3d
Geeks3d

A Geeks3D lançou a versão 2.0 do FurMark, ferramenta OpenGL de teste de estresse de GPU popular nos anos 2000. Essa é a primeira atualização, supostamente, robusta do FurMark desde 2007, saltando da versão 1.36 para a 2.0.

Geralmente, a mudança de versão após a casa decimal envolve correções, pequenas funcionalidades e aumento na lista de suporte a novas placas. Justificar uma versão 2.x implica em trazer elementos realmente novos ou revolucionários às funcionalidades de um software.

Continua após a publicidade

Interface mais moderna

As implementações anteriores à nova versão ainda eram utilizadas, mas geralmente para testes de estresse. Isso permite analisar os limites energético e térmico de GPUs, e principalmente nível de ruído das ventoinhas em operação extrema.

Até o momento, a Geeks3D não liberou o changelog completo do FurMark 2.0, não sendo possível afirmar exatamente o que mudou sem uma bateria extensa de testes comparando versões. Em um primeiro momento, a diferença mais notável é a nova interface, mais moderna, e a exibição do teste de renderização com menos cara de descanso de tela do Windows XP.

Continua após a publicidade

Ao que parece, os elementos monitorados e avaliados ainda são mesmos.

O FurMark 2.0 é gratuito e está disponível em beta para download na comunidade do Discord da Geeks3d, para quem tiver interesse em brincar com a ferramenta. No entanto, por se tratar de um teste bastante intenso, é melhor evitar em placas que, sabidamente, apresentam problemas trabalhando nos limites energéticos.

Fonte: Tom's Hardware