Publicidade

Fim da linha: Firefox não será mais atualizado em versões antigas do Windows

Por  • Editado por Bruno De Blasi | 

Compartilhe:
Rubaitul Azad/Unsplash
Rubaitul Azad/Unsplash

O Mozilla Firefox não será mais atualizado no Windows 7, 8 e 8.1 a partir do fim de fevereiro de 2026. Até lá, apenas o Firefox 115 na versão ESR vai receber correções de segurança. Depois desse prazo, é recomendado migrar para uma versão mais recente do sistema operacional da Microsoft.

A migração para a edição ESR do Mozilla Firefox será automática, então não é necessário baixar ou instalar nada manualmente. Vale reforçar que essa edição foca em estabilidade e segurança, o que significa que, embora continue protegida até 2026, ela não vai receber novos recursos ou mudanças no visual.

Mesmo após o fim do suporte da Microsoft em 2023, a Mozilla optou por dar mais tempo aos usuários antes de interromper as atualizações do navegador. Esse prazo adicional, porém, já tem data para terminar. Com isso, quem continuar usando o navegador nesses sistemas vai ficar mais exposto a riscos, considerando que falhas descobertas após o prazo não serão corrigidas.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O que fazer com o fim do suporte?

O mais recomendado é atualizar para o Windows 11 para ter acesso contínuo a correções de segurança e novos recursos. Uma vantagem é que, ao fazer o upgrade do sistema e reinstalar o Firefox, você mantém todas as suas configurações e dados de navegação. Antes da migração, vale conferir se o computador atende aos requisitos mínimos exigidos.

Caso o hardware seja muito antigo para versões mais novas do Windows, é recomendado migrar para um sistema operacional baseado em Linux, que costuma ser mais leve e já traz o Firefox como navegador padrão.

A opção de buscar outro navegador para o Windows antigo não é uma solução segura, pois grandes concorrentes, como Google Chrome e Microsoft Edge, já encerraram o suporte para essas versões do sistema, o que deixaria você desprotegido de qualquer forma.

Confira outros conteúdos do Canaltech: