Como tirar print de página inteira no Chrome

Como tirar print de página inteira no Chrome

Por Kris Gaiato | Editado por Bruno Salutes | 04 de Janeiro de 2022 às 17h10

Quer tirar print de uma página inteira no Google Chrome? Felizmente, não é necessário baixar programas ou recorrer a ferramentas externas para isso. Afinal, o navegador possui uma função nativa justamente com essa finalidade. Mas, por estar disponível na aba de ferramentas de desenvolvimento do próprio Google, ela é pouco conhecida pelos usuários.

O recurso, embora não seja tão intuitivo, é bastante eficaz. Aliás, além da possibilidade de tirar print de tela inteira, há também outras modalidades: "Capture area screenshot", que permite selecionar uma área específica, e "Capture node screenshot", que faz um registro limpo da página atual (sem a divisão de abas ou outros detalhes do navegador).

Ao realizar a captura, a imagem é salva automaticamente no computador. O formato padrão é PNG; mas é possível alterá-lo facilmente. No momento do download, quando o navegador abrir os arquivos do seu PC, vá até a seção “Nome” e substitua a sigla do formato por "JPG".

1. Para tirar um print de página inteira no Chrome (Android l iOS l Desktop), abra o menu do navegador, representado por três pontos no canto superior direito. Selecione “Mais Ferramentas” e, depois, “Ferramentas do desenvolvedor”. Para usuários do Windows, existe o atalho Ctrl+Shift+I e o botão F12;

Acesse a aba "Ferramentas do desenvolvedor" para tirar um print de página inteira (Captura: Kris Gaiato)

2. Em seguida, clique novamente no botão de três pontos à esquerda do "x" e escolha a opção "Run command". Caso prefira, use o atalho Ctrl+Shift+P no Windows;

Para usar a função, toque na aba em destaque (Captura: Kris Gaiato)

3. Digite o termo "Capture" e, entre as modalidades de screenshot, selecione "Capture full size screenshot". Com isso, a imagem será automaticamente baixada e salva na pasta de downloads do seu computador ou em outra pasta da sua escolha.

Existem diversas modalidades de screenshot (Captura: Kris Gaiato)

Aliás, embora as capturas do passo a passo anterior tenham sido feitas no Windows, vale destacar que o método também funciona no macOS. O processo, inclusive, é idêntico. Essa solução, contudo, não é a única disponível. Neste tutorial, o Canaltech te ensina outras duas alternativas.

Como fazer screenshot com extensões do Chrome

Para aqueles que priorizam a praticidade, existem as extensões do Chrome. Nesse caso, o usuário tem um único trabalho: baixá-las no navegador. Depois disso, basta tocar sobre o ícone do plugin e o screenshot é feito com apenas um clique.

Existem inúmeras opções como Fireshot e GoFullPage. Embora todas apresentem particularidades, a lógica é basicamente a mesma. Confira, a seguir, como utilizar a solução.

1. Acesse uma das extensões sugeridas ou explore outros programas da Chrome Web Store. Na página principal, toque em “Usar no Chrome” e, depois, em “Adicionar extensão”;

O usuário também pode baixar extensões para tirar prints no Google Chrome (Captura: Kris Gaiato)

2. Agora, vá até o topo do navegador e clique sobre o ícone de quebra-cabeça para exibir todas as extensões instaladas. Procure por aquela que você baixou e toque no pin para fixá-la na barra de ferramentas. Caso não encontre-a, toque no comando “Gerenciar extensões”;

Para facilitar o uso, fixe o plugin na barra de ferramentas do navegador (Captura: Kris Gaiato)

3. Com tudo pronto, basta clicar sobre o ícone do programa quando precisar de um screenshot.

Para fazer uma captura ampla, basta clicar no ícone da extensão (Captura: Kris Gaiato)

Como tirar print de página inteira em PDF

Além das soluções acima, há outra saída: baixar a página da Web como PDF. Embora não se trate de uma captura de tela, essa é mais uma forma de registrar o conteúdo do site.

Para utilizá-la, abra o menu do Chrome e clique em “Imprimir” (ou use o atalho Ctrl+P). O processo é realmente muito simples. Mas se quiser um passo a passo detalhado, o Canaltech explica como salvar uma página da Web em uma matéria anterior.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.