Como recuperar uma conta do Google

Como recuperar uma conta do Google

Por Caio Carvalho | Editado por Bruno Salutes | 30 de Maio de 2022 às 13h40
Shiwa ID/Unsplash

A Conta Google reúne serviços como Gmail, Drive, Fotos, YouTube e vários outros. Entretanto, pode acontecer de você se esquecer da senha e precisar recuperar conta do Google. É um procedimento relativamente simples, mas que ainda pode gerar dúvidas sobre como funciona.

A forma mais simples para recuperar conta do Google é acessar uma página dedicada à recuperação de contas e informar seu e-mail. Neste caso, você precisa se lembrar pelo menos do endereço de e-mail completo.

Contas do Google que tenham sido excluídas recentemente também podem ser recuperadas usando o método a seguir. O Google não informa qual o tempo limite para recuperar a conta; diz apenas que "se você excluiu sua Conta do Google, talvez possa recuperá-la” (ênfase no “talvez").

  1. Acesse o site “accounts.google.com/signin/recovery" (sem aspas) de um navegador no celular ou PC;

  2. Digite o e-mail completo da sua conta Google. Se não se lembrar, clique em “Esqueceu seu e-mail?” e informe o número de celular associado à conta;

  3. Clique em “Próxima”;

  4. Selecione uma opção para recuperar conta do Google. Pode ser via confirmação no celular ou tablet, pelo e-mail secundário informado na criação do Gmail ou SMS no celular;

  5. Se não usar nenhuma das opções acima, clique em “Tente outra maneira de fazer login”;

  6. Digite a senha mais recente que você se lembra da conta. Caso não se lembre, clique em “Tenta de outro jeito”;

  7. Você receberá uma mensagem no e-mail secundário para recuperação da conta ou precisará confirmar a solicitação em um celular que a Conta Google ainda esteja conectada;

  8. Se você não conseguir continuar, clique mais uma vez em “Tentar de outro jeito” e digite seu número de telefone para receber um código;

  9. Caso você ainda não consiga prosseguir na solicitação, clique em “Não estou com meu smartphone”. Você precisará confirmar o número de telefone cadastrado na sua conta.
Neste método, para recuperar conta do Google, informe seu e-mail e selecione como deseja fazer login (Captura de tela: Caio Carvalho)

Independentemente da forma como você escolheu recuperar conta do Google, a última etapa envolve responder um breve questionário de segurança. São perguntas feitas no momento que você criou a Conta Google, com respostas criadas por você.

Como recuperar conta do Google sem o e-mail

Para quem precisa recuperar conta do Google, mas não se recorda do e-mail usado para fazer login, há uma alternativa. Siga os passos abaixo:

  1. Acesse “accounts.google.com.br/signin/usernamerecovery" no navegador do PC ou celular;

  2. Digite o número de celular vinculado à conta ou o e-mail secundário para recuperação;

  3. Clique em “Próxima”;

  4. Informe o nome e sobrenome usados na sua conta. Clique em “Próxima”;

  5. Clique em “Enviar" para receber um código de verificação do Google no celular;

  6. Digite o código enviado no celular (começa com a letra “G”) e clique em “Próxima”;

  7. Você verá uma lista de nomes de usuário correspondentes à sua conta. Selecione o nome correto para recuperar conta do Google.
Também dá para recuperar conta do Google sem o e-mail. Basta fazer a confirmação no celular (Captura de tela: Caio Carvalho)

Dicas para concluir as etapas de recuperação da conta

Pode acontecer de você tentar um dos tutoriais acima, mas mesmo assim não completar o processo para recuperar conta do Google. Se você se deparar com a mensagem “O Google não conseguiu verificar se essa conta pertence a você”, o recomendado é continuar tentando recuperar o acesso seguindo as mesmas etapas.

Contudo, há algumas dicas que podem facilitar a recuperação da conta:

  • Responda o maior número possível de perguntas. Se não tiver certeza sobre uma resposta, escreva ao menos um palpite em vez de pular para outra pergunta;
  • Use um dispositivo conhecido para verificar os códigos enviados pelo Google. Dê preferência para locais onde você geralmente faz login, como na sua casa ou trabalho;
  • Seja exato com senhas e respostas a perguntas de segurança, evitando erros de digitação. Para senhas, digite a mais recente que você se lembrar;
  • Informe um e-mail conectado à conta. É o e-mail que você colocou como endereço secundário caso você precisasse recuperar conta do Google.

Ainda não consigo fazer login. O que eu faço?

Se mesmo após entrar na página de recuperação de conta você não conseguir completar as etapas exigidas pelo Google, a companhia oferece como sugestão você criar uma nova Conta Google. Antes disso, é recomendado você excluir sua conta antiga do Google, uma vez que ela continua ativa mesmo se você não acessá-la mais.

Outra possibilidade que pode impedir a recuperação de uma conta do Google é se o e-mail for de uma conta profissional (Google Workspace), escola ou de outro grupo no qual você não é o principal administrador. Nesta situação, você precisa entrar em contato com a pessoa ou empresa responsável pela conta e recuperar a senha de acesso.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.