Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como fazer um podcast no seu celular

Por| Editado por Bruno Salutes | 06 de Julho de 2021 às 11h50

Link copiado!

Jonathan Velasquez/Unsplash
Jonathan Velasquez/Unsplash

Que os podcasts se tornaram bastante populares, disso não dá dúvidas. Basta ver a quantidade de conteúdo nos serviços de streaming e, que além de assistir a diversos programas, você pode acompanhar uma versão especial em áudio.

Mas, e se além de ouvir podcasts você pretende começar o seu e não sabe como? Confira nossas dicas de passo a passo para poder produzir e hospedar seu programa de áudio para pessoas em qualquer parte do mundo ouvirem.

O que é um podcast

Continua após a publicidade

Os podcasts são programas de áudio, como se fossem de rádio a respeito de um tema, com vinheta, trilha sonora e, eventualmente pode conter convidados. Porém, ao invés de ser ao vivo, ele é on demand, ou seja, você pode abrir o seu serviço de streaming de música favorito e ouvi-lo quando desejar.

E não se preocupe: você não precisa anunciar para seus ouvintes a cada vez que um novo podcast do seu programa é criado, já que ele utiliza a tecnologia feed RSS, onde seu ouvinte se inscreve num sistema de assinaturas, onde ele recebe notificações quando um novo episódio é lançado.

Além disso, facilita o seu trabalho, já que boa parte do trabalho é automatizado, fazendo com que um link seja criado no site onde seu podcast é hospedado e ele distribui para todos os streamings onde seu programa está cadastrado.

Como criar um podcast no seu celular

Para começar, os equipamentos básicos necessários para gravar seu podcast são um celular, independentemente de ser um iPhone ou Android, e um microfone externo, de preferência omnidirecional, para poder captar o som ao redor.

Desde que seu celular seja um modelo intermediário com espaço para poder armazenar os áudios (seja o material bruto, quanto o produto final) e os aplicativos de edição. Em geral, recomenda-se que ele tenha em torno de 4GB de memória RAM.

Continua após a publicidade

Após criar o roteiro, lembre-se de gravar em um local silencioso para evitar que sons vindos da rua, por exemplo, atrapalhem a sua captação.

Com todo o material, vem a parte de edição e, para isso, você pode optar em usar os aplicativos do seu celular que vem instalados ou utilizar outros apps com mais recursos, como listamos aqui.

Depois é necessário hospedar seu podcast para ser distribuído para os serviços de streaming como Apple Music, Spotify, Deezer, Google e outros por meio do feed RSS e, ao fazer o cadastro, você pode subir sua capa, um resumo e escolher em quais plataformas o seu programa estará presente.

Pronto! Agora você já conhece as principais dicas para criar, editar e divulgar seu podcast pelo celular.