Como adicionar seu canal de podcast no Google Podcasts

Por Matheus Bigogno Costa | 02 de Julho de 2020 às 08h30
Divulgação/Google
Tudo sobre

Google

Saiba tudo sobre Google

Ver mais

Ao longo dos anos, os podcasts têm ganhado cada vez mais espaço entre o público. Além de ser uma mídia de fácil consumo, que pode ser acessada em grandes plataformas de streaming como Spotify, Deezer e Google Podcasts, produzir um podcast também ficou mais fácil.

Com um celular, um microfone e um programa de edição de áudio, já é possível expressar suas ideias e criar um programa com diversos episódios. No entanto, para distribuir o conteúdo que você criou para outras plataformas, como o Google Podcasts, é preciso ter um Feed RSS.

Confira neste artigo o que é, como criar um Feed RSS e como você pode utilizar um agregador para distribuir o seu podcast para diversas plataformas.

O que é um Feed RSS

RSS ou Really Simple Syndication é um formato que distribui informações em tempo real, utilizando XML. Ele serve para agregar conteúdos da Web e pode ser acessado por programas ou sites que são conhecidos como “agregadores”.

O RSS é comumente utilizado em sites de notícias, mas, tem um valor muito grande para quem trabalha com podcast. Com um Feed RSS, é possível que os usuários façam o upload de uma faixa do podcast em um agregador, e, através do Feed, este agregador já faz a distribuição das faixas para outras plataformas.

Existem plataformas agregadoras conhecidas, como o SoundCloud e o Anchor, que são bastante acessíveis para os usuários, não só em termos de praticidade, mas em termos monetários.

Como criar um Feed RSS no Anchor

Agora que você compreendeu a importância de um Feed RSS, você pode utilizar o Anchor, que é um agregador de podcasts, para criar um e distribuir o seu conteúdo para outras plataformas.

Passo 1: abra o site do Anchor e clique em “Make your podcast”.

Acesse o site do Anchor e clique em "Make your podcast" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 2: preencha o seu nome, o seu e-mail, crie uma senha, marque a opção “Não sou um robô” e clique em “Sign up”.

Preencha os seus dados e clique em "Sign up" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 3: antes de publicar o seu primeiro episódio, clique em “Go to podcast setup” no item “Set up your podcast”.

Clique em "Go to podcast setup" para configurar o seu podcast (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 4: preencha o nome, a descrição do seu podcast, escolha a categoria, o idioma dele e clique em continue. Selecione e faça os ajustes da foto de capa do seu podcast. Feito isso, o Anchor irá informar que pode distribuir o seu podcast para várias plataformas.

Preencha os dados e clique em "Continue" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 5: confirme seu e-mail para que você possa publicar seu primeiro episódio. Carregue um áudio ou grave direto na plataforma e siga os passos até publicá-lo.

Agora é hora de postar o seu primeiro episódio no Anchor (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 6: assim que você publicar o seu primeiro episódio, o Anchor irá te informar que ele pode distribuir o seu podcast para várias plataformas, incluindo o Google Podcasts. Para que o Anchor faça a distribuição, clique em “Yes, distribute my podcast”.

Clique em "Yes, distribute my podcast" para que o Anchor distribua o seu podcast (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Dica: se você quiser fazer a distribuição manual do seu podcast, clique em “I’ll do it myself”.

Passo 7: para ver em quais plataformas o seu podcast aparece, clique em “Settings” no canto superior direito e, com o menu aberto, clique em “Distribution”.

Clique em "Settings" no canto superior direito e, em seguida, em "Distribution" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 8: nesta aba, você poderá ver a URL do seu Feed RSS e quais as plataformas o Anchor já distribuiu. Sempre que seu podcast for aprovado em uma plataforma, ela será automaticamente inserida nesta lista, fique sempre atento a ela.

Nesta aba, você irá encontrar a URL do seu feed e onde o seu podcast está (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Como adicionar seu podcast no Google Podcasts

Você pode esperar que o Anchor faça a indexação do seu podcast, ou pode criar um feed diretamente no Google Podcasts e fazer a distribuição manual do seu conteúdo. Para fazer isso, basta apenas ter um link de Feed RSS válido.

No Anchor, deixe o seu e-mail público para que o Google saiba que aquele RSS está associado a um e-mail válido. Acesse a aba “Distribution” e habilite a função “Display personal email address publicly in RSS feed”, que vai tornar o seu e-mail público. Não se esqueça de salvar esta alteração.

Habilite a função do Anchor que irá deixar o seu e-mail público (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Agora que você tem um RSS válido, precisa criar um feed no Gerenciador de Podcasts do Google.

Passo 1: acesse o Gerenciador de Podcasts do Google com a sua conta e insira o link do seu Feed RSS.

Acesse o Gerenciador de Podcasts e close o link do seu Feed RSS (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 2: visualize o seu Feed e clique em “Próxima etapa”.

Clique em "Próxima etapa" para prosseguir (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 3: se você estiver utilizando o mesmo e-mail do seu Feed RSS, clique apenas em “Enviar” para finalizar o processo.

Clique em "Enviar" para confirmar a validade do seu Feed (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 4: o seu feed do Google Podcasts foi criado.

O seu podcast já poderá ser acessado no Google Podcasts (Captura de tela: Matheus Bigogno)

É muito importante ressaltar que pode ser que o seu podcast ainda não esteja disponível no Google Podcasts, pois ele precisa de um certo tempo para ser indexado no Google. Quando isso acontecer, ele estará disponível na plataforma.

Pronto! Agora que você sabe o que é e como criar um Feed RSS, pode criar um podcast e distribuí-lo diretamente no Google Podcasts.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.