Como fazer resumos usando um gerador de textos

Como fazer resumos usando um gerador de textos

Por Matheus Bigogno Costa | Editado por Bruno Salutes | 09 de Agosto de 2021 às 12h10
Firmbee/Unsplash

Se você é estudante e está se preparando para o ENEM, provas de vestibulares ou concursos, sem dúvida utiliza um método de estudo envolvendo fazer resumos, algo que pode auxiliar na compreensão e na memorização dos conteúdos.

Além dos métodos tradicionais, a internet pode oferecer ótimas ferramentas capazes de te auxiliar nessa prática. Com a plataforma online Turbine Text, é possível gerar textos automáticos que podem funcionar como resumos, especialmente nos dias em que você está mais atarefado.

E um ponto interessante do site é que você pode selecionar a porcentagem de encurtamento, com a garantia de que o resultado gerará frases coesas e que façam sentido. Se ficou interessado em utilizá-lo como complemento dos seus estudos, confira abaixo como fazer resumos usando o gerador de textos!

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Como fazer resumos usando um gerador de textos

Passo 1: através de um navegador web, acesse o site Turbine Text, selecione a porcentagem de redução do texto e o idioma.

Acesse o site Turbine Text, selecione a porcentagem de redução do texto e ajuste o idioma (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 2: em seguida, cole o texto no campo indicado e toque em “Gerar resumo”. Para textos muito grandes, talvez seja necessário criar uma conta.

Cole o texto no campo indicado e toque em "Gerar resumo" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 3: com o resumo gerado, você pode compará-lo com a versão original e até mesmo validar se alguma informação importante pode ter se perdido no processo. Clicando em "Ferramentas", você pode adicionar sinônimos ao texto.

Compare a versão original com o resumo gerado e aplique sinônimos ao texto, caso queira (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 4: caso esteja tudo certo, você ainda pode salvar, compartilhar ou copiar o resumo e colá-lo em uma outra plataforma de estudos.

Salve, compartilhe ou copie o resumo que você fez usando o gerador de textos (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Pronto! Agora você pode fazer resumos usando um gerador de textos.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.