Como usar os recursos do seu celular para ser mais produtivo

Por Felipe Freitas | 27 de Agosto de 2020 às 22h30

A tecnologia dos Smartphones tem evoluído de maneira constante ao longo dos anos, e esse avanço favorece a experiência do usuário com novos recursos. Por exemplo, em dispositivos Android, é possível configurar o período de uso dos seus aplicativos através da opção de “Bem-estar digital”.

Confira a seguir algumas dicas para melhorar sua organização e se tornar mais produtivo usando seu celular. 

O Guia a seguir foi realizado através do sistema Android em sua versão 10, mas pode ser aplicado a outros dispositivos Android com apenas algumas alterações.

Como aumentar sua produtividade no celular

Durante o dia-a-dia, o celular é uma ótima ferramenta para a produção de conteúdo e comunicação, porém, o dispositivo também pode afetar sua concentração em tarefas com o uso a longo prazo. Nesse cenário, como evitar acessar notificações de redes sociais? Confira as dicas a seguir. 

Como lidar com o uso de aplicativos e redes sociais

Você não precisa desinstalar aplicativos ou desativar totalmente suas notificações, basta configurar qual será o tempo diário de uso em apps e redes sociais.

Esse gerenciamento pode lhe dar mais controle sobre o tempo que você passa em redes sociais, além de ser uma adaptação mais tranquila do que simplesmente desativa-las. Veja como gerenciar o tempo de uso de seus aplicativos nas próximas linhas. 

Passo 1: em suas configurações acesse a opção de “Bem-estar digital e controles parentais”; 

Acesse a opção "Bem-estar digital e controles parentais" - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)

Passo 2: nessa tela você poderá visualizar qual é seu tempo diário de uso de celular, além de poder conferir também o uso por aplicativo. Para definir metas de tempo de uso, toque na opção “Temporizador de aplicativos”;

Toque em "Temporizadores de aplicativos" - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)

Passo 3: aqui será possível definir um tempo de uso diário para seus aplicativos que é restaurado todos os dias à meia-noite;

Você poderá visualizar qual é o tempo de uso de seus aplicativos - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)

Passo 4: para definir um temporizador toque no aplicativo e selecione ou personalize qual será seu tempo de uso ideal;

Defina qual será sua meta de uso para cada aplicativo - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)

Passo 5: caso você exceda o tempo limite, o aplicativo ficará cinza e só poderá ser acessado após o horário definido por padrão. Você também pode solicitar por um tempo adicional de uso;

Toque em "OK" - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)

Outras maneiras de gerenciar o uso de seu Smartphone

Existem outras funções que podem te auxiliar a manter uma rotina de bem-estar digital. Veja a seguir como usar a função “Descanso” e o “Modo Foco” em seu dispositivo Android. 

Confira outras formas de gerenciar seu tempo de uso - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)

Descanso: com esse recurso ativo, você poderá melhorar seu sono e relaxar com mais tranquilidade definindo qual será seu horário de dormir.

Durante esse período seu celular bloqueará notificações até sua hora de levantar (Você ainda irá receber notificações, elas só não serão exibidas para melhorar sua qualidade de sono).

Ative o modo de descanso - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)

Modo Foco: essa função é interessante para estimular sua concentração, você poderá selecionar apenas alguns aplicativos para ficarem ativos durante o uso do “Modo Foco”. 

Tenha um tempo para você através do "Modo Foco" - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)

Mas essa função é diferente do temporizador, seus outros aplicativos ficarão cinza apenas enquanto o modo estiver ativo, permitindo assim o uso somente das funções do sistema e de aplicativos selecionados.

Página inicial com o modo de foco ativo - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)

Como organizar seu celular

Otimizar a interface de seu aparelho celular, além de favorecer o acesso a seus aplicativos de forma rápida, pode melhorar sua organização visual. Existem funções nativas do sistema, que podem ser interessantes para essa configuração. Confira logo abaixo. 

Pastas e cores: para quem costuma ser conservador com o posicionamento de seus aplicativos essa configuração pode ser um terror. Mas calma, veja como pode ser útil organizar seus aplicativos através de pastas e seções. 

Passo 1: para criar pastas, basta arrastar um de seus aplicativos e soltá-lo sobre outro, como na imagem abaixo.

Então são possíveis dois níveis de organização, você poderá definir um nome para sua pasta, e se desejar, definir sua coloração (separar suas pastas por cores e tipos de aplicativo, além de ser agradável visualmente, pode também facilitar seu acesso a esses apps);  

Configure suas pastas como desejar - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)

Passo 2: esse é um exemplo possível de configuração. Experimente criar seu próprio esquema personalizado.

Então você poderá organizar seus aplicativos em pastas - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)

Mas, e você? Está procurando maneiras de ser mais produtivo(a) em seu dia-a-dia? Comente logo abaixo como você se organiza em seu celular. 

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.