Como se organizar e ser produtivo com o celular durante aulas online

Por Matheus Bigogno Costa | 27 de Abril de 2020 às 21h00

Apesar da quarentena decretada por conta do novo Coronavírus, diversas escolas, cursinhos e faculdades não pararam suas atividades. Inúmeras instituições optaram por colocar seus professores e professoras em uma nova rotina para ministrarem suas aulas a distância.

A mudança da sala de aula para um ambiente totalmente virtual pode ter sido uma mudança brusca e pode ter gerado um forte impacto na rotina de diversos profissionais e alunos. Para professores e professoras que querem preparar videoaulas atraentes e com qualidade para seus alunos, a nova tarefa pode ser um pouco difícil, por isso, sugerimos as dicas abaixo:

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Para os alunos que gostariam de complementar a rotina de estudos, confira neste artigo dicas de aplicativos que podem ajudar você a organizar melhor o seu tempo e suas atividades nesta época de quarentena.

Evernote

O aplicativo Evernote (Play Store ou App Store) é uma das ferramentas mais utilizadas por alunos, pois, permite que eles criem e acessem anotações que foram feitas durante estudos ou durante as aulas. Ao assistir a uma aula, o aluno pode tomar notas de todo o conteúdo que foi passado e acessá-las mais tarde para estudar.

O app ainda permite a organização de documentos, áudios e fotos com os conteúdos incluídos pelos próprios alunos. Também é possível inserir artigos da internet que vão complementar o conteúdo da matéria que está sendo estudada.

Crie notas com prazos organizando uma rotina de estudos com o Evernote (Captura de tela: Matheus Bigogno)

O aplicativo pode ser utilizado em conjunto com colegas, pois disponibiliza um chat que permite que debates, dúvidas e considerações sobre a matéria sejam postadas e compartilhadas com outros usuários, auxiliando uma rotina de estudo em grupo.

Focus To Do - Pomodoro

O Focus To Do (Play Store ou App Store) é um aplicativo desenvolvido para auxiliar estudantes a manterem um ritmo de estudo e conhecerem um pouco mais de suas rotinas. Ele utiliza a Técnica Pomodoro, que foi um método de gerenciamento de tempo desenvolvido por Francesco Cirillo no final dos anos 1980. O método utiliza um cronômetro para dividir a realização da tarefa em 25 minutos, separados por breves intervalos com pausas de 5 minutos.

Uma outra função que a ferramenta possui é a de travar outro aplicativo de ser aberto no horário de estudo. Se o aluno sabe que ele acaba se distraindo fácil, ele pode fazer com que o app o impeça de abrir as redes sociais ou jogos em seu celular.

O app permite marcar o tempo das atividades e permite colocar alguma música para relaxar (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Caso o aluno necessite de algum som ambiente para relaxar e ajudar em sua concentração, o Focus To Do também possui este recurso à disposição. O objetivo é ser uma poderosa ferramenta de auxílio para que estudantes consigam se concentrar enquanto estudam

Ferramentas Google

O G Suite é uma plataforma que oferece versões de vários produtos do Google que podem ser personalizados de forma independente pelos usuários. Muitos professores e professoras estão utilizando o Google Classroom como uma sala de aula virtual, mas, existem diversos outros recursos integrados à conta do Google.

Google Keep

O Google Keep (Play Store ou App Store) é uma ferramenta de notas que os alunos podem acessar em seus celulares ou tablets. O app permite que os alunos criem notas de diversas naturezas, e é uma ferramenta que pode ser utilizada enquanto os alunos estão assistindo às suas videoaulas.

O Google Keep permite que alunos criem notas das videoaulas que assistirem (Captura de tela: Matheus Bigogno)

O app permite que os alunos façam notas por escrito, coloquem fotos em anexo, gravem áudios e ainda permite acessá-las através do seu PC, sincronizando a conta do Google. O app também conta com a funcionalidade de criar notas escritas à mão (utilizando o dedo ou alguma caneta própria para dispositivos móveis).

Google Agenda

Muitas atividades não estão sendo realizadas presencialmente, e isto faz com que elas sejam passadas para que sejam feitas em casa. Por, isso é importante a utilização de uma agenda com lembretes para ter acesso a todas as atividades que foram passadas pelos professores e professoras.

O Google Agenda permite marcar um calendário com todas as atividades escolares (Captura de tela: Matheus Bigogno)

O Google Agenda (Play Store ou App Store) permite que os alunos marquem no calendário quais atividades devem entregar e ainda consigam incluir todo o quadro de horários das aulas que estão tendo. Este aplicativo permite que pais e mães acompanhem o cronograma de todo o andamento do período escolar.

Todoist

Considerado pelo site The Verge o melhor app de lista de afazeres, o Todoist (Play Store ou App Store) permite que os usuários organizem todas as suas tarefas, como se fosse um post it. Ele armazena, gera lembretes e ainda é capaz de avisar qual o prazo para a conclusão das tarefas que foram inseridas.

Você pode criar uma lista de tarefas para ter uma rotina de estudos utilizando o Todoist (Captura de tela: Matheus Bigogno)

O app permite que os usuários criem hábitos diários de estudo, além de fazer os alunos se programarem para entregas de trabalhos. Apesar de ser um app para trabalhos em grupo, ele pode ser uma excelente ferramenta para que os alunos que estão recebendo diversos trabalhos a distância sejam capazes de organizar horários de aula e datas de entrega de suas atividades.

Brain Focus Productivity Timer

O app Brain Focus Productivity Timer (Play Store) é um aplicativo que também funciona com a Técnica Pomodoro, porém, a ferramenta permite que você crie tarefas, organize por categorias e aplique a metodologia para realizá-las.

O diferencial desta ferramenta é que ela é capaz de criar uma base de dados estatísticos sobre o tempo total de atividade e descanso, além de gerar um gráfico de produtividade baseado nas tarefas que você cadastrou no aplicativo.

Você pode criar diversas tarefas e analisar o gráfico de produtividade na aba "Estatísticas" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

O aplicativo é uma excelente indicação para os alunos que pretendem criar um hábito de estudo e querem analisar se os períodos estão sendo proveitosos ou não. Estabelecer uma boa rotina de estudo é crucial no atual momento, e o app pode auxiliar neste quesito.

Agora, você pode complementar e organizar a rotina de estudos com estes aplicativos e ferramentas. Se você utiliza algum aplicativo para complementar seus estudos e as aulas online que você está tendo atualmente, deixe nos comentários abaixo.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.