Chrome OS 103 aproxima Chromebooks dos celulares Android
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |

O Google lançou o Chrome OS 103 com a adição de recursos prometidos no ano passado e heranças do Android. Os destaques ficam por conta do suporte ao Nearby Share, fotos compartilhadas no Phone Hub e o pareamento mais rápido de acessórios. As mudanças não chegam a ser uma novidade, de fato, pois muitas haviam sido anunciadas no Google I/O de 2021.
- Chrome OS 102 chega com melhorias para cabo USB-C e arquivos ZIP
- Chrome OS deve ficar mais parecido com o Android 12
O Phone Hub agora reunirá as imagens salvas no dispositivo recentemente, com o compartilhamento automático e envio direto para seu PC via celular. Tudo isso acontece em segundo plano, mesmo quando o Chromebook estiver desconectado da internet, para garantir o acesso instantâneo de imagens em qualquer lugar.
Muita gente usa armazenamento em nuvem para sincronizar fotos e arquivos entre dispositivos, mas isso não chega nem perto da experiência ofertada aqui. Quando se fala de notebook, existe a expectativa de uso em locais onde não há um Wi-Fi e isso pode ser um empecilho para o trabalho. Alguns usuários já tinham acesso antecipado ao recurso, mas agora todos os dispositivos vão recebê-lo.
O celebrado Nearby Share (Compartilhamento por proximidade, em português) também recebeu suporte ao compartilhamento de senhas de Wi-Fi do Android. Dessa forma, você pode se conectar em redes sem fio com os Chromebooks, desde que o celular Android já tenha navegado antes. Não é preciso fazer nenhum procedimento, porque a troca de informações é automática.
Chrome OS unido ao Android
Outro recurso da atualização é o Fast Pair (Pareamento Rápido, em português), que chega aos Chromebooks futuramente para emparelhar dispositivos mais facilmente. A ideia é conectar o Android ao Chrome OS em segundos, sem precisar pesquisar o aparelho nas configurações. O recurso será aplicado a vários tipos de gadgets, como fones de ouvido e caixas de som inteligentes — assim, você pode alternar facilmente, sem desconectá-los para trocar do telefone para o notebook.
Por fim, cabe ressaltar ainda a nova ferramenta Screencast para professores. Anunciada no início deste mês pelo Google, o serviço permitirá a gravação da tela do Chromebook para criar videoaulas com narração e outros recursos audiovisuais. Ainda não está disponível de modo estável, mas o suporte veio como parte do Chrome OS 103.
O Google trabalha com afinco para fortalecer e unificar seu crescente ecossistema de produtos. A tendência futura parece apontar para integração entre Android, Chrome OS e todos os seus acessórios, como já ocorre com a Apple. Os Chromebooks tem alcançado bom sucesso e o sistema operacional embarcado precisa acompanhar o crescimento da base de usuários.