Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chrome OS deve ficar mais parecido com o Android 12

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 17 de Junho de 2022 às 13h01

Link copiado!

Divulgação/HP
Divulgação/HP

O Chrome OS receberá o tema de Material You completo para ter uma aparência mais parecida com o Android 12. A ideia do Google seria oferecer um visual bonito que facilite a usabilidade nos Chromebooks e Chromeboxes, como ocorre nos telefones celulares.

O Material You é uma linguagem de design baseada em esquemas de cores personalizados. As tonalidades do seu papel de parede são replicadas nos menus, caixas de seleção, botões e diversos elementos do sistema operacional, inclusive em aplicativos de outras empresas.

Continua após a publicidade

Apesar de o Chrome OS já ter adotado alguns detalhes do design, como cantos mais arredondados e bordas mais nítidas, a maior parte dos ajustes ainda está pendente. Um sinalizador (#cros-next-mvp) surgido no Chromium Gerrit — “ChromeOS Material Next MVP” — dá indícios de que o sistema deve adotar o visual na íntegra em breve.

Os sinalizadores são recursos escondidos no código dos aplicativos, mas que podem ser ativados com a digitação de códigos. No caso deste em específico, a descrição refere-se à execução do "modo Material Next MVP". Material Next é o codinome interno usado pelos desenvolvedores do Google para o Material You, enquanto MVP é uma sigla em inglês que significa basicamente um protótipo funcional.

Material You está mais próximo

Na prática, é possível afirmar que a linguagem de design não está totalmente completa, mas está avançada ao ponto de ser usada por testadores. Lá no Gerrit, inclusive, os desenvolvedores discutem sobre o tema dinâmico e a melhor maneira de habilitar uma opção rápida para alterar as cores da interface em tempo real.

Continua após a publicidade

Pelo que deu para entender na conversa técnica, hoje as cores aplicadas ao Chrome OS poderiam não ser totalmente baseadas no papel de parede. O sistema para Chromebooks tem mais variáveis a serem consideradas do que o celular, logo é preciso mais de trabalho para a adaptação precisa.

O achado não significa que o Chrome OS adicionará o visual da noite para o dia, mas implica em uma proximidade maior do lançamento. Com o protótipo em mãos, mais desenvolvedores devem começar a fuçar nos recursos para tentar solucionar os problemas atuais. Ainda não há pistas de quando o Material You desembarcará oficialmente no sistema do Google.