Chrome OS 102 chega com melhorias para cabo USB-C e arquivos ZIP
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |
O Google lançou o novíssimo Chrome OS 102 nesta sexta-feira (27) com mudanças importantes para o usuário. Os ajustes visam oferecer mais estabilidade para os computadores e entregar recursos extras.
- Chrome OS 101 é lançado com nova interface para bandeja de apps e mais; confira
- Chrome 102 permitirá reordenar guias com atalhos do teclado
A principal mudança no sistema operacional dos Chromebooks é o uso de cabos USB-C. A partir de agora, será exibida uma mensagem de erro quando o cabo não for compatível ou não estiver funcionando corretamente. Um alerta vai dizer quando não houver suporte aos padrões USB ou Thunderbolt 3 de alto desempenho.
Serão enviadas outras notificações na mesma linha, como a falta de suporte do cabo a monitores ou a queda no desempenho de acessórios e gadgets. Esse segundo caso ocorre quando seu dispositivo suporta uma taxa de dados mais alta do que seu cabo C.
A empresa também corrigiu um problema de compatibilidade de dispositivos os Intel Core de 11ª e 12ª geração com suporte a USB 4 ou Thunderbolt. Em alguns casos, poderiam ocorrer falhas quando mais estações de acoplamento e monitores são usados nos Chromebooks.
Ferramenta de acessibilidade e arquivos zipados
Para ajudar quem precisa de caracteres grandes, o Chrome OS 102 permitirá redimensionar a parte ampliada da ferramenta de aumento. Será possível dividir uniformemente o tamanho ou definir a parte superior maior, conforme a preferência do usuário.
O sistema passou a lidar melhor com os arquivos no formato ZIP. Tocar duas vezes em um arquivo abrirá a pasta na gaveta de navegação do app Arquivos. O conteúdo poderá ser arrastado manualmente para a pasta Downloads, caso a pessoa queira "deszipar" algo para lá. Foi adicionada também uma opção "Extrair tudo" no menu do botão direito, que levará os arquivos para o diretório onde o usuário estiver visualizando no momento.
O Cursive foi lançado juntamente com o HP Chromebook X2 e outros dispositivos selecionados no ano passado. Agora, será implementado em todos os Chromebooks com suporte para caneta e virá pré-instalado em computadores qualificados. O Google planeja atualizar o aplicativo da web do Cursive para facilitar a alteração da espessura, estilo e cor do traço da caneta “nos próximos meses”.
Como de costume, pode levar algumas semanas para o Chrome OS 102 ser liberado para todos. Quem estiver com pressa, pode checar manualmente e iniciar a atualização, caso contrário é só aguardar a notificação.
Fonte: Benson Leung