Chrome com Gemini integrado começa a ser liberado; conheça os recursos de IA
Por André Lourenti Magalhães |

O Google enfim integrou recursos de IA generativa ao Chrome. A partir desta quinta-feira (18), o navegador vai receber um painel de acesso ao Gemini e ainda vai contar com recursos agênticos e acesso rápido ao Modo IA no futuro.
- O que é um navegador com IA e o que ele tem de diferente? Entenda
- IA Claude será capaz de controlar o Chrome para você
As novidades marcam “a maior atualização da história do Chrome”, de acordo com o Vice-Presidente de Produtos do navegador, Mike Torres, em nota oficial.
Com integração ao Gemini e outros produtos do Google, o software dá seus primeiros passos para se tornar um browser de IA, concorrendo com Opera Neon e o Comet, da Perplexity, mas com a ressalva de trazer opções gratuitas. Confira os destaques a seguir:
O que há de novo com IA no Chrome
As seguintes funções chegam ao navegador nos próximos meses
- Gemini integrado
- Agentes de IA
- Modo IA na barra de pesquisa
- Integração com outros produtos do Google
- Ferramentas de busca e segurança
Gemini integrado
A IA Gemini foi integrada ao navegador — o recurso foi anunciado em maio, durante a conferência I/O, mas só chegou agora. Inicialmente, apenas usuários que residem nos Estados Unidos e usam o app em inglês no Android, no Windows e no macOS terão acesso.
Similar ao painel lateral presente em apps do Google Workspace, o Gemini oferece uma série de sugestões de ações para resumir artigos, responder a perguntas sobre páginas da web e encontrar informações em vídeos no YouTube. Além disso, é possível usá-lo normalmente como chatbot sem a necessidade de abrir outra aba.
Agentes de IA
O Chrome vai receber suporte a agentes de IA nativos e automatizar tarefas. O Google destaca ações como montar um pedido de compras no mercado ou fazer reservas em estabelecimentos.
O objetivo é que os agentes façam todo o trabalho manual do processo, que normalmente leva mais tempo, enquanto o usuário apenas aprova os comandos ou refaz os pedidos. De acordo com a Gigante de Mountain View, a ferramenta chega nos próximos meses.
Modo IA na barra de pesquisa
O Modo IA poderá ser usado diretamente da barra de pesquisa do Chrome. O recurso cria uma página dedicada para a busca com resumos, imagens e outras informações importantes, sem usar o formato convencional de buscas que mostra os principais links no topo.
O novo atalho chega ainda em setembro para usuários do Chrome em inglês nos EUA
Integração com outros produtos do Google
Como já acontece com o Gemini, o navegador com IA também pode integrar dados da Agenda, do Maps e do YouTube para refinar os resultados. O chatbot vai conseguir marcar reuniões e ver detalhes sobre uma localização ou rota sem sair da aba atual, por exemplo.
Ferramentas de busca e segurança
A nova fase de IA do Chrome ainda conta com diversas opções para entender o contexto das páginas e dos hábitos de navegação. Uma das novidades é a opção de encontrar páginas acessadas a partir de comandos de linguagem natural, sem precisar abrir o histórico e procurar manualmente.
O Chrome também vai conseguir analisar detalhes da página e abrir um painel lateral para tirar dúvidas pelo buscador. Na parte de segurança, o Google destacou o uso do modelo Gemini Nano para identificar possíveis páginas com vírus e tentativas de golpe.
Leia também:
- O que é o agente do ChatGPT? Veja como funciona a nova função de IA da OpenAI
- Como fazer a foto de Polaroid abraçando com IA pelo Gemini
- 10 prompts para editar fotos no Gemini que você precisa conhecer
VÍDEO: O Gemini é muito bom (e isso é um problema)