Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple pode anunciar seu mecanismo de buscas web na próxima semana, aponta rumor

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 31 de Maio de 2022 às 20h49

Link copiado!

Pixabay/JESHOOTS-com
Pixabay/JESHOOTS-com
Tudo sobre Apple

A Apple realiza na próxima segunda-feira (6) seu evento anual para desenvolvedores o World Wide Developer Conferecence (WWDC). E, entre as novidades, a Maçã estaria preparando o anúncio de um novo mecanismo de busca. As informações vieram do blogueiro norte-americano de tecnologia Robert Scoble.

Scoble tuitou: “Ah, e um novo mecanismo de busca também está chegando. A Siri finalmente ficará "inteligente"? Hmmm."

Continua após a publicidade

Esse anúncio, embora não tenha mais detalhes e, claro, não seja oficial, faria sentido, pois vem na trilha de algumas decisões que a Apple vem tomando nos últimos anos. Em 2014, pesquisadores encontraram sinais de um bot “spider” para pesquisas, chamado de AppleBot. Em 2015, esse mesmo robozinho foi encontrado em softwares da Maçã.

Em 2018, o AppleBot também foi mencionado quando o engenheiro de software John Giannandrea deixou a liderança do setor de pesquisas do Google e passou a integrar a Apple. Já em 2020, o Financial Times chegou a dizer que o motor de buscas da Maçã estaria pronto para começar a rodar — e o contexto da época favorecia seu lançamento, porques o Google era alvo de acusações de monopólio nos Estados Unidos.

Para completar, o sistema de buscas interno da Apple, o Spotilight, passou a mostrar e direcionar resultados de buscas a sites sem a necessidade do uso de motores de terceiros, como o Google, após a atualização para o iOS 14.

Rumor de mecanismo de busca da Apple ganha força com possível atualização da Siri

Continua após a publicidade

Não é de hoje que há acusações de um acordo em que o Google estaria pagando à Apple para que a companhia mantenha seu buscador no navegador Safari. Em 2021, a companhia de Mountain View teria pago US$ 15 bilhões (R$ 70,9 bilhões) para que a Gigante de Cupertino continue com o Google como seu principal mecanismo de pesquisas — o que demonstra a preocupação de evitar a concorrência com um “Apple Search”, como muitos vêm chamando.

Contudo, ao que parece, a Apple agora estaria pronta para deixar de levar essa bolada para finalmente bater de frente com o Google no setor mais rentável do rival. E isso teria a ver não somente com o bom desenvolvimento do AppleBot, mas também com uma possível — e poderosa — atualização da assistente digital Siri, que usaria o novo motor da Maçã para aprimorar seus serviços.

O anúncio de uma versão final do AppleBot em um “Apple Search” ainda deve ser tratado com um rumor. Mas não dá para negar que as evidências estão aí para fortalecer a possibilidade desse lançamento realmente acontecer na próxima semana. O jeito é aguardar mais alguns dias e conferir no WWDC — aliás, fique ligado na cobertura do Canaltech, que trará todas as novidades do evento do próximo dia 6.

Fonte: Search Engine Roundtable