Aplicativo transforma Netflix em ferramenta para o estudo de línguas

Por Carlos Ferreira | 26.05.2016 às 08:20
photo_camera Lingvo TV

Não é incomum que muita gente aprenda boa parte do seu vocabulário em línguas estrangeiras a partir de jogos de video game, músicas e filmes. Entretanto, se há alguns anos era preciso manter um dicionário físico a tiracolo – pausando o conteúdo sempre que uma palavra desconhecida despontasse -, hoje não faltam facilidades para transformar mesmo o mais preguiçoso dos sujeitos em um poliglota funcional. Senão, confira o Lingvo TV, por exemplo.

Projetado para trabalhar em conjunto com a Netflix, o aplicativo torna o serviço de streaming em uma ferramenta para o aprendizado de línguas ainda mais efetiva. Basicamente, o app oferece tradução imediata das palavras exibidas nas legendas de filmes, desenhos, seriados etc. Basta tocar sobre as palavras exibidas na tela do aparelho, sem qualquer necessidade de pausar o conteúdo exibido.

Lingvo TV

Áudio e legendas no mesmo idioma

É claro que sempre é possível colocar as legendas no idioma materno, a fim de oferecer um comparativo imediato. Entretanto, não é incomum que o paralelismo entre as duas línguas se perca eventualmente na tradução. Dessa forma, com a ajuda do Lingvo, é possível manter áudio e texto no mesmo idioma estrangeiro – eventualmente traduzindo palavras ainda desconhecidas.

Para fazer o Lingvo TV funcionar, é preciso instalar o aplicativo no celular e uma extensão no seu Google Chrome – único navegador com suporte no momento -, bastando então digitar um código específico no smartphone (semelhante ao que ocorre com o app do YouTube). As legendas podem ser visualizadas tanto no celular quanto diretamente no browser. O resultado? Uma facilidade nem sequer sonhada pelo pessoal que folheava aceleradamente o dicionário de bolso.

Lingvo TV

Apesar de o recurso ser uma exclusividade do Google Chrome, o aplicativo/dicionário Lingvo pode ser baixado tanto para Android quanto para iOS gratuitamente - embora os pacotes de línguas sejam vendidos separadamente.

Fonte: Lingvo TV.