O que há de novo no Kaspersky Internet Security 2013

Por Pedro Cipoli

No mês de outubro o Kaspersky Lab lançou a nova versão de seu software antivírus, o Kaspersky Internet Security 2013. Ele é um dos programas de segurança mais respeitados do mundo. Ao adquirir a licença, basta inserir o CD com o instalador principal e digitar o código da licença de ativação, mas para aqueles que não possuem um drive de CD/DVD é necessário baixar o instalador e fazer o mesmo processo.

01 Tela principal

Na tela inicial temos acesso às principais funções do programa. Veja, em detalhes, algumas das mais importantes para a segurança do dia a dia.

02 Principais funções

Antes de mais nada, é extremamente importante atualizar o banco de dados do programa para garantir que mesmo as ameaças mais novas serão reconhecidas. Basta clicar em "Atualização" no menu principal e em seguida em "Atualizar". Na primeira vez esse processo pode demorar um pouco (em nossos testes, mesmo com uma conexão de 10 Mbps e nenhum download simultâneo ele ocorreu a 40 KB/s), mas, com o uso constante, ele é em geral muito mais rápido.

03 Atualização do programa

Na área de verificações podemos escolher entre a "Completa", que faz uma longa varredura em todos os arquivos da máquina (que demorou várias horas em nossos testes); a de "Áreas Críticas", que procura somente nos lugares onde os malwares normalmente agem, mas sem pesquisar em arquivos comuns que podem ser maliciosos; e uma opção que gostamos bastante: "Verificação de Vulnerabilidades".

Esta opção faz um processo muito parecido com o realizado pelo software NMAP, famoso programa de segurança. Ele checa desde portas abertas no firewall (que não deveriam estar abertas) até possíveis opções de compartilhamento de arquivos que nunca foram ou serão utilizadas, e dá recomendações de como proceder para eliminar essas brechas.

04 Verificações

Em "Banca Segura" temos um recurso essencial para quem costuma utilizar o internet banking em casa. Em nossos testes inserimos o endreço do Itaú sem problemas. Não conseguimos ver nenhuma mudança significativa quando entramos na área de clientes, mas aparentemente esse módulo do programa fornece uma camada de proteção invisível contra interceptações de terceiros e keyloggers, além de disponibilizar um teclado virtual próprio para essas situações.

05 Banca Segura

Na opção "Atividade de Aplicativos" podemos ver tanto as exigências computacionais (tempo de CPU, quantidade de memória RAM utilizada) quanto a confiabilidade de cada programa que está em funcionamento. Com uma interface muito parecida com o Task Manager do Windows 8, o usuário pode detectar aplicações potencialmente perigosas ou que consumam muitos recursos.

06 Atividade de aplicativos

Em "Monitor de rede" podemos ficar de olho em todas as conexões abertas por nossos programas (ou de algum programa que não deveria estar lá). Assim é possível ver qual aplicativo está consumindo mais banda de internet do que deveria e se algum malware está enviando dados do usuário. Neste caso, é possível finalizar a aplicação.

07 Monitor de Rede

Para finalizar temos o menu "Ferramentas" com algumas opções adicionais. Uma das mais interessantes é a possibilidade de criar um Rescue Disk para verificar malwares que estejam camuflados na inicialização do sistema. Nesta área podemos verificar problemas comuns do Windows, limpar dados particulares e efetuar configurações de segurança adicionais para os navegadores mais comuns.

08 Ferramentas

Conclusão

Acima pudemos conhecer algumas das funções mais comuns do famoso software de segurança da Kaspersky. O pacote que recebemos para teste pode ser encontrado em lojas especializadas em informática por cerca de R$ 85 para a licença de um ano, e funciona em apenas um computador. Quem costuma escolher soluções pagas encontrará aqui uma das melhores opções disponíveis no mercado, embora o valor da licença esteja acima da média dos concorrentes.

Vantagens

  • Pacote completo com opções essenciais de segurança para o dia a dia
  • Fácil instalação e instalação

Desvantagens

  • Preço alto em relação aos concorrentes
  • Atualização inicial bastante demorada
  • Pouco otimizado para telas sensíveis ao toque