Elimine diferenças tonais com o "Corresponder Cor" (Match Color) do Photoshop

Por Sérgio Estrella

Com todos os fatores envolvidos na captação de uma fotografia, não é raro encontrar duas imagens com grandes diferenças tonais, mesmo que tenham sido feitas no mesmo local e horários próximos. Quando o objetivo é apresentar uma sequência de fotos, o ideal é que todas sigam o mesmo padrão de cor. É para casos como esse que existe o ajuste "Corresponder Cor" do Photoshop.

Outra aplicação muito útil para esse filtro é a sua utilização como alternativa à "Substituição de Cor", sendo capaz de produzir cores muito mais naturais. Para aprender a utilizar o "Corresponder Cor", acompanhe o passo a passo abaixo.

Passo 1: abra a imagem no Photoshop

Inicie o Photoshop e abra a imagem que você deseja alterar a cor através do comando "Arquivo"

Tutorial Símbolo 1
> "Abrir"
Tutorial Símbolo 2
(ou File > Open, em inglês)
. Também é possível utilizar o atalho de teclado “Ctrl + O” para este comando.

Photoshop Abrir

Selecionando o comando "Abrir" no Photoshop.

Localize em seu computador a imagem desejada e clique em “Abrir”. A imagem que vamos utilizar neste tutorial é a seguinte:

IMagem Exemplo Corresponder Cor 1

A imagem escolhida para o tutorial possui uma coloração bastante específica, de pôr do sol.

Agora vamos abrir uma segunda imagem, repetindo o mesmo procedimento indicado no início do Passo 1. Desta vez, selecionaremos a imagem que será usada para "emprestar" sua cor à primeira imagem. Neste tutorial, usaremos a seguinte fotografia:

IMagem Exemplo Corresponder Cor 2

A segunda imagem escolhida possui uma coloração completamente diferente da primeira, permitindo que o resultado do "Corresponder Cor" seja bem visível.

Passo 2: acesse o recurso "Corresponder Cor"

Agora que a imagem foi selecionada, abra o ajuste "Corresponder Cor" através do comando de menu "Imagem"

Tutorial Símbolo 1
> "Ajustes"
Tutorial Símbolo 2
> "Corresponder cor..."
Tutorial Símbolo 3
, (ou Image > Adjustments > Match Color, se você utilizar a versão em inglês). Este comando não possui um atalho de teclado, sendo acessível somente pelo menu.

Menu Imagem Corresponder Cor

Selecionando o comando de menu "Corresponder cor..." em "Imagem" > "Ajustes" no Photoshop.

Passo 3: configure a correspondência de cor

Você será apresentado à caixa de diálogo do comando "Corresponder Cor".

Diálogo Corresponder Cor

Caixa de diálogo "Corresponder Cor".

Nesta janela, será possível ajustar a correspondência de cor através das seguintes opções:

  • "Origem"
    Tutorial Símbolo 1
    (ou Source, em inglês): diz respeito à imagem que servirá de referência tonal. Ou seja, o Photoshop se baseará na imagem de origem para aplicar a correspondência de cor. Neste tutorial, selecione a segunda imagem de exemplo, de cores frias.
  • "Camada"
    Tutorial Símbolo 2
    (ou Layer, em inglês): esta opção determina qual camada dentro da imagem "Origem" será utilizada para realizar a correspondência. Note que isto é aplicável somente à imagens com múltiplas camadas. Por exemplo, quando você deseja trocar o fundo de uma imagem, mas os dois planos tem muitas diferenças de cor. Neste caso, basta aplicar a "Correspondência de Cor" em uma das camadas com a origem da correspondência definida para a outra camada (geralmente a camada de fundo é a que serve como origem).
  • "Luminescência"
    Tutorial Símbolo 3
    (ou Luminance, em inglês): permite ajustar o brilho da imagem após a aplicação da correspondência de cor. Ideal para ajustar correspondências de imagens com diferentes iluminações.
  • "Intensidade da Cor"
    Tutorial Símbolo 4
    (ou Color Intensity, em inglês): da mesma forma que a "luminescência", esta opção se refere a um ajuste feito em cima da correspondência de cor. Neste caso, ao invés da iluminação, o ajuste é feito em cima da saturação da imagem.
  • "Atenuar"
    Tutorial Símbolo 5
    (ou Fade, em inglês): permite controlar a porcentagem de aplicação de correspondência de cor que será aplicada à imagem. Quanto maior o número (ou mais para a direita o controle deslizante estiver), menor será a incidência do filtro. Esta opção é útil para equilibrar a imagem quando a correspondência dá um resultado muito exagerado e pouco realista; misturando-a com a imagem original, é possível obter uma aplicação mais suave.
  • Não se esqueça de deixar a caixa de seleção "Visualizar"
    Tutorial Símbolo 6
    (Preview, em inglês) ativada para ver os resultados dos ajustes na imagem em tempo real.

Dica: com a pré-visualização ativada, ajuste os controles deslizantes de luminescência, intesidade de cor e atenuar em várias posições e vá observando os resultados na própria imagem. Com alguma experimentação, é possível encontrar a correspondência ideal.

Passo 4: aplicar a correspondência de cor

Assim que fizer todos os ajustes e ficar satifeito com o resultado pré-visualizado, clique no botão OK para fechar a caixa de diálogo "Correspondência de Cor" e aplicar o ajuste. Em nossa imagem de exemplo, o resultado foi este:

Resultado Corresponder Cor

Acima: imagem original e imagem que serviu de referência para a correspondência de cor. Abaixo: após a aplicação do ajuste.

Não se esqueça de salvar as alterações na imagem através o comando de menu "Arquivo" > "Salvar", (ou File > Save, em inglês). Você também pode utilizar o atalho de teclado “Ctrl + S” para este comando.

Avançado: aprenda a usar a "correspondência de cor" para obter uma gradação localizada entre os estados de cor

Por que escolher entre um tom ou outro quando podemos simplesmente utilizar ambos, numa gradação que pode conferir movimento e contraste à imagem? O Photoshop permite que utilizemos o recurso de correspondência de cor em áreas específicas da imagem. Para isso, utilizaremos a ferramenta "Pincel do Histórico".

Ferramenta Pincel do Histórico

Selecione a “Ferramenta Pincel do Histórico” Tutorial Símbolo 1 (ou History Brush Tool, em inglês) na caixa de ferramentas do Photoshop. Caso ela não seja a ferramenta padrão no botão indicado, você pode acessá-la posicionando o mouse e segurando o clique sobre a “Ferramenta Pincel História da Arte” (Art History Brush Tool, em inglês) até surgir o menu com mais ferramentas de histórico e então selecionar o "Pincel do Histórico" Tutorial Símbolo 2 no menu. Você também pode usar a tecla "Y" do teclado para ativar a ferramenta (ou alternar entre as ferramentas de histórico).

A "Ferramenta Pincel do Histórico" restaura a área pincelada para um estado anterior (ou posterior) da imagem. Por exemplo, se você utilizá-la em qualquer área, aquela mesma área irá voltar para o estado que estava antes da aplicação do ajuste de cores. Por padrão, esta ferramenta restaura para o estado em que a imagem estava ao ser aberta, mas é possível escolher exatamente para qual estado restaurar na janela "Histórico", disponível no canto superior direito da janela do Photoshop.

Paleta Histórico Photoshop

No local indicado, você encontrará o botão "Histórico" Tutorial Símbolo 1 (ou History, em inglês); clique nele para abrir a paleta correspondente. Esta janela lista as últimas ações realizadas na imagem. O símbolo do "Pincel do Histórico" Tutorial Símbolo 2 indica o estado para o qual a "Ferramenta Pincel do Histórico" restaurará a imagem ao ser utilizada. Você poderá alterar o estado de origem clicando no pequeno quadrado Tutorial Símbolo 3 ao lado de cada ação realizada. O estado tanto pode ser uma ação anterior como uma ação que já foi desfeita e está após o estado atual. No exemplo, defina a referência do pincel do histórico Tutorial Símbolo 3 para o estado anterior ao da aplicação do "Corresponder Cor".

Opções Pincel do Histórico Photoshop

Agora que a origem do pincel do histórico foi definida, é preciso ajustar o tamanho do pincel. Para isso, utilize a barra de opções de ferramenta do Photoshop localizada no canto superior esquerdo da janela do aplicativo. Aqui é possível personalizar a pincelada no "Seletor de Predefinições de Pincel" Tutorial Símbolo 1 (ou Brush Presets Selector, em inglês). Ao clicar nele, surgem duas opções: "Tamanho" Tutorial Símbolo 2 (ou Size, em inglês), que determina o diâmetro da pincelada, e "Dureza" Tutorial Símbolo 3 (ou Hardness, em inglês), que determina o esfumaçamento da pincelada. Além disso, há a opção "Opacidade" Tutorial Símbolo 4 para os casos em que você desejar que a restauração não seja completa e sim um meio termo entre o original e o efeito.

Na imagem de exemplo, mantenha a opacidade em "100%". Para que a gradação entre a área com e sem o ajuste de cores seja suave, a "Dureza" deve ser 0%. O tamanho deve ser definido de acordo com a resolução da sua imagem. Procure deixar o tamanho da pincelada 30% superior ao tamanho do elemento que você quer aplicar. No exemplo, o pincel foi definido neste tamanho e as pinceladas foram feitas desta forma:

Pincel do Histórico Correspondência de Cor

Aplicando a correspondência de cores apenas em uma parte da imagem com o "Pincel do Histórico" para obter o efeito do sol poente.

Interessado em praticar mais com o Pincel do Histórico? Então não deixe de conferir nosso tutorial sobre o efeito Desfoque Radial e sua aplicação parcial utilizando a ferramenta.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.