Adicione movimento às suas fotos com o filtro "Desfoque Radial" do Photoshop

Por Sérgio Estrella

Por serem estáticas, as fotos muitas vezes não transmitem a noção de movimento que o momento exige, como uma brincadeira no parque ou o trânsito da cidade grande. Mas existe um efeito no Photoshop capaz de devolver essa sensação às suas imagens: o "Desfoque Radial".

Também conhecido como "Radial Blur", esse filtro pode criar um efeito semelhante ao que você obteria se estivesse fotografando um objeto de rápida movimentação utilizando uma velocidade lenta de obturador - produzindo aqueles famosos "borrões" frequentemente vistos em fotos profissionais, em que o autor busca valorizar o movimento.

Existem dois métodos de desfocagem radial: "Giro", que cria um efeito borrado de rotação, e "Zoom", que aplica o movimento de aproximação na imagem. Com esse filtro, é possível atribuir movimento até mesmo à objetos inanimados. Vamos aprender a usá-lo no Photoshop?

Método 1: Efeito Zoom

Passo 1

Inicie o Photoshop e abra a imagem que deseja aplicar a desfocagem radial através do comando Arquivo (1) > Abrir (2). Você também pode utilizar o atalho de teclado “Ctrl + O” para esse comando.

Photoshop Abrir

Localize em seu computador a imagem que deve receber o filtro e clique em “Abrir”. A imagem que vamos utilizar neste tutorial é a seguinte:

Imagem Exemplo Desfoque Radial

Passo 2

Com a imagem aberta, vamos aplicar o filtro através do comando de menu Filtro (1) > Desfoque (2) > Desfoque Radial (3).

Menu Desfoque Radial

Passo 3

Você será apresentado à caixa de diálogo do filtro "Desfoque Radial":

Diálogo 1 Desfoque Radial

Nesta janela, você poderá configurar o efeito. A opção "Intensidade" (1) controla a força com que o efeito será aplicado. Quanto maior o número, mais borrada a imagem vai ficar. No exemplo, vamos utilizar a intensidade "30". A opção "Método de Desfoque" (2) diz respeito ao tipo do efeito - se ele se dará por zoom ou giro. Neste exemplo vamos utilizar o método "Zoom". E a última opção, "Qualidade" (3), controla o nível de ruído do efeito, ou seja, se ele será um borrado limpo, ou se será um borrado granulado. Quanto melhor a qualidade, mais limpo e maior tempo de processamento será preciso para aplicar o efeito. A qualidade máxima é que traz mais correspondência com a realidade, por isso vamos utilizar esta opção.

Também é possível mover o centro do efeito na opção "Centro do Desfoque". Basta clicar na imagem que representa a estrutura do efeito e arrastar. Nesta imagem, vamos deixar o centro do destaque exatamente onde está a face do cão.

Clique em "OK" para aplicar o filtro e aguarde o processamento do resultado. No nosso exemplo, o resultado foi este:

Resultado Parcial Desfoque Radial

Passo 4

Nós não queremos que a imagem inteira fique borrada, não é? Por isso vamos eliminar o filtro na área central da imagem, que corresponde ao assunto da foto, no caso o cão. Mas é possível manter o efeito somente em parte da imagem? Com o Photoshop, sim! Para isso, vamos utilizar a ferramenta "Pincel do Histórico".

Ferramenta Pincel do Histórico

Selecione a “Ferramenta Pincel do Histórico” (1) (“History Brush Tool”, em inglês) na caixa de ferramentas do Photoshop. Caso esta não seja a ferramenta padrão no botão indicado, você pode acessá-la posicionando o mouse e segurando o clique sobre a “Ferramenta Pincel História da Arte” até surgir o menu com mais ferramentas de correção e então selecionar o Pincel do Histórico (2) no menu. Você também pode usar a tecla "Y" do teclado para ativar a ferramenta.

Passo 5

A Ferramenta Pincel do Histórico restaura a área pincelada para o estado de original da imagem. Por exemplo, se você utilizá-la em qualquer área, aquela mesma área irá voltar para o estado que estava antes da aplicação do filtro "Desfoque Radial".

Por padrão, esta ferramenta restaura para o estado em que a imagem estava ao ser aberta, mas é possível escolher exatamente para qual estado restaurar na janela "Histórico", disponível no canto superior direito da janela do Photoshop.

Janela Histórico

No local indicado acima, você encontrará o botão "Histórico" (1); clique nele para abrir a paleta correspondente. Essa janela lista as últimas ações realizadas na imagem. No nosso exemplo, a imagem foi aberta e o filtro "Desfoque Radial" foi aplicado. O símbolo do "Pincel do Histórico" (2) indica o estado para o qual a Ferramenta Pincel do Histórico restaurará a imagem ao ser utilizado. Você poderá alterar o estado de origem clicando no pequeno quadrado (3) ao lado de cada ação realizada.

Caso você tenha realizado outras ações na imagem antes de aplicar o filtro "Desfoque Radial", altere o estado de referência do "Pincel do Histórico" para a ação anterior à aplicação do filtro. Se você, assim como no exemplo, apenas abriu a imagem antes de aplicar o filtro, pule para o próximo passo.

Passo 6

Agora que a origem do pincel do histórico foi definida, é preciso ajustar o tamanho do pincel. Para isso, utilize a barra de opções de ferramenta do Photoshop, localizada no canto superior esquerdo da janela do aplicativo.

Opções Ferramenta Pincel do Histórico

Nela, é possível personalizar a pincelada no "Seletor de Predefinições de Pincel" (1). Ao clicar nele, surgem duas opções: "Tamanho" (2), que determina o diâmetro da pincelada, e "Dureza", que determina o esfumaçamento da pincelada. Além disso, temos a opção "Opacidade" (4), para os casos que você desejar que a restauração não seja completa e sim um meio termo entre o original e o efeito.

No exemplo, vamos manter a opacidade em "100%". Para que a gradação entre a área com e sem efeito Desfoque Radial seja suave, a "Dureza" deve ser 0%. O tamanho deve ser definido de acordo com a resolução da sua imagem. Procure deixar o tamanho da pincelada 30% superior ao tamanho do elemento que você quer restaurar. No exemplo, o pincel foi definido neste tamanho:

Tamanho Pincel Histórico Desfoque Radial

Passo 7

Com o tamanho e dureza do pincel do histórico definido, vamos clicar apenas uma vez no local indicado na imagem acima. O resultado final será como o seguinte:

Resultado Desfoque Radial

Método 2: Efeito Giro

O Photoshop ainda oferece outro método de desfoque: giro. Para trabalhar com esse método, repita o Passo 1 (abrir imagem) e 2 (selecionar o filtro no menu) do primeiro método. A imagem que utilizaremos de exemplo para o efeito giro é a seguinte:

Exemplo 2 Desfoque Radial

Com a imagem aberta, repita o Passo 3 (janela do filtro) alterando o "Método de Desfoque" (2) para "Giro". Para esse método, utilize a "Intensidade" (1) "15" e mantenha a "Qualidade" (3) em "Máxima". O centro de desfoque será definido para o centro da hélice do helicóptero.

Imagem Exemplo Desfoque Radial Giro

Clique em "OK" para aplicar o filtro e aguarde o processamento do resultado. Neste exemplo, com o novo método, o resultado foi este:

Resultado 2 Desfoque Radial

Agora vamos repetir o Passo 4 (selecionar o Pincel do Histórico), 5 (selecionar a origem do Pincel do Histórico) e 6 (definir o tamanho e dureza do Pincel do Histórico) e desta vez aplicar a restauração na área externa da imagem, mantendo apenas a hélice com o efeito giratório. Para isso, pincele a imagem com a ferramenta da seguinte forma:

Pincelar Pincel do Histórico 2

Após pincelar as extremidades da imagem com a Ferramenta Pincel do Histórico da maneira indicada acima, o resultado obtido é o seguinte:

Resultado 2 Final Desfoque Radial

Viu só? Com o Photoshop e a técnica certa, até um bolo no formato de helicóptero pode levantar voo! Utilize o método que melhor atender às suas necessidades, mas não se esqueça de salvar (Arquivo > Salvar - ou "Ctrl + S") as alterações na imagem ao final do processo para utilizá-la com o efeito Desfoque Radial aplicado.